terça-feira, 22 de maio de 2012

Operação da Interpol prende 55 acusados de pedofilia na Internet, entre eles brasileiros


Uma operação global da Interpol visando indivíduos que usam grupos de redes sociais para troca de material de abuso infantil prendeu 55 suspeitos em 20 países, entre eles o Brasil. A operação também salvou 12 crianças em risco.
Com o codinome Laminar, a operação começou em outubro de 2010, em uma investigação secreta on-line na Nova Zelândia que alertou a Interpol sobre a identificação de quantidades significativas de imagens de abuso e de exploração sendo trocadas através de sites de redes sociais, incluindo Facebook, SocialGO e grou.ps.
A investigação coordenada pela Interpol levou à identificação de cerca de 80 grupos envolvidos na exibição ou distribuição de imagens de abusos sexuais envolvendo crianças e adolescentes.
A investigação foi conduzida com o apoio e assistência dos funcionários do Facebook, na sequência da identificação de alvos-chave e seus grupos associados dentro de sua rede.
Elogiando a iniciativa da Nova Zelândia no lançamento do inquérito inicial, o Chefe de Crimes Contra Crianças da Interpol, Mick Moran, disse que a operação mais uma vez demonstrou a necessidade de cooperação internacional.
"Diz-se que a Internet não tem fronteiras, mas isso não significa que as leis não se aplicam, que pessoas que cometem crimes on-line não serão identificadas. Não há ambiente seguro ou uma área anônima de indivíduos que pensam que podem negociar e publicar imagens de abuso infantil online, como provou mais uma vez esta operação, que deve servir como um aviso para os outros - você será pego", disse Moran.
Os 55 presos pela operação foram identificados como indivíduos que haviam criado grupos para distribuir material abusivo, postando imagens de crianças com menos de 13 anos de idade sendo abusadas, e incentivando ativamente o abuso sexual de crianças através de comentários ou vídeos e postagens de fotos.
Os 20 países em que ocorreram as prisões são: Austrália, Bósnia, Brasil, Chile, Costa Rica, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Indonésia, Itália, México, Noruega, Arábia Saudita, África do Sul, Holanda, Tunísia, Turquia, Estados Unidos e Venezuela. (O Diário)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles