terça-feira, 22 de maio de 2012

Foi lançado o site do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça



O Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça abriu seu portal na internet ontem, 21 de maio, às 19h00. Estavam presentes o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, OAB, Ministério Público, Secretaria de Estado da Justiça, CUT, entidades sindicais e estudantis e partidos políticos.
No mesmo ato, foi constituído o grupo de trabalho que elaborará proposta de trabalho para a efetivação do Observatório dos Direitos Humanos, um projeto da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, já adotado pela UFPR.
O lançamento do portal ocorreu alguns dias após a posse dos sete integrantes da Comissão Nacional da Verdade e a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação.
O ato foi realizado no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, na Praça Santos Andrade.



Início

A verdadeira história de um país é escrita pelo seu povo, seus interesses e paixões, lutas e conflitos. Quando os registros oficiais estão em flagrante descompasso com a percepção e os sentimentos da maioria do povo, é claro que chegou a hora de repensar essa história.
É essa tarefa que o Brasil se dispõe hoje a assumir. É este o papel da Comissão Nacional da Verdade, cuja criação foi aprovada por unanimidade pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Roussef. A Comissão da Verdade terá a incumbência de investigar os milhares de casos de violações dos direitos humanos ocorridas em nosso país, no período de 1946 a 1988, em especial entre 1964 e 1985 e nomear as vítimas, esclarecer seus destinos e identificar os responsáveis, sejam eles pessoas ou instituições.
Não se trata, porém, de atribuição exclusiva de um órgão oficial. O Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça pretende somar-se a este esforço, propiciando um canal para a mobilização da sociedade em busca de suas verdades. Queremos ajudar a escrever a história das violações dos direitos humanos no Paraná, fazendo deste processo, ao mesmo tempo, um momento de debate e reflexão. Queremos legar este trabalho para as novas e vindouras gerações, na perspectiva de um Brasil plenamente justo e democrático.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles