terça-feira, 17 de abril de 2012

Richa, Marco Maia e Luciano Ducci debateram o uso do biodiesel no transporte coletivo

O governador Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (16), no Palácio Iguaçu, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e integrantes da Frente Parlamentar do Biodiesel que vieram à Curitiba para conhecer o modelo de uso deste tipo de combustível no transporte público.

A Frente Parlamentar do Congresso Nacional quer usar a experiência de Curitiba para estimular a criação de políticas que incentivem a utilização de combustíveis renováveis no País. O processo de implantação do uso do biodisel nos ônibus da capital foi iniciado na gestão de Richa frente à prefeitura de Curitiba, em 2009.

De acordo com o governador, a utilização do biodiesel reduz em 30% a emissão de gases no meio ambiente. “É um orgulho ver que o transporte público de Curitiba é modelo para todo o Brasil”, afirmou. “Não é mais possível pensar em desenvolvimento sem pensar em energias alternativas e Curitiba dá um exemplo importante, que já começa a atrair a atenção de outras cidades”, disse Maia.

Antes da visita ao governador, os parlamentares conheceram a Linha Verde e o sistema Expresso Ligeirão, cuja frota é integralmente abastecida apenas com biodiesel, sem mistura de óleo mineral. No deslocamento entre o aeroporto Afonso Pena e o centro de Curitiba a comitiva utilizou um ônibus que já utiliza este tipo de combustível.

O presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, deputado federal Jerônimo Georgen, disse que as informações colhidas na capital paranaense servirão de base para o novo marco regulatório do setor do biodiesel, que será anunciado nos próximos dias pelo Governo Federal. O marco atual é de 5% de mistura de biodiesel ao diesel convencional.

Antes de Curitiba, a comitiva esteve em Porto Alegre e Passo Fundo (RS), que já anunciaram projetos para a utilização do biocombustível no sistema de transporte coletivo municipal. “A frota de Ligeirões de Curitiba é 100% biodiesel, provando que é possível buscar alternativas ao diesel convencional”, disse Georgen.

Acompanharam a visita os deputados federais Alex Cansiani, Eduardo Sciarra e Osmar Serraglio; além de deputados federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul
.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles