quinta-feira, 19 de abril de 2012

Funai fala em risco de genocídio indígena

Em entrevista à BBC Brasil, organizações indígenas e indigenistas disseram que o avanço da exploração econômica entre Brasil e Peru pode levar a um genocídio entre índios da região.

Indigenistas ressaltam que a exploração de madeira e o tráfico de drogas estão deslocando esses povos. O contato com outras populações, indígenas ou não, pode causar a dizimação destes índios por doenças ou confrontos armados.

O escritório da Funai em Rio Branco, no Acre, estima que há centenas de índios vivendo nas cabeceiras de rios na fronteira entre os dois países. A maioria deles são falantes das línguas pano e aruak.

Desestimulando conflitos

A coordenadora da Funai em Rio Branco, Maria Evanízia dos Santos, ressaltou que a fundação vem observando “mudanças nas rotas dos isolados, que têm avançado além dos espaços que costumavam frequentar, por conta da pressão que sofrem do lado peruano”. Ainda segundo a coordenadora, “muitas aldeias se mudaram por conta da proximidade, para evitar confrontos”.

Maria Evanízia diz também que obras planejadas na região podem agravar ainda mais a situação, uma vez que cruzariam territórios de índios isolados.

O risco de genocídio é citado tanto pela Funai, a Fundação Nacional do Índio, quanto por indígenas peruanos. Alguns movimentos, como a Comissão Pró-Índio do Acre, vêm realizando encontros com índios brasileiros para alertá-los sobre as ameaças sofridas pelos índios que vivem isolados e desestimular conflitos. (ON)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles