quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do índio? ... Seguranças em 'Bunker' protegem terra onde índios invadem na Bahia

Uma fazenda na rota de invasão dos índios pataxós hã hã hãe em Pau Brasil, no sul da Bahia, é protegida por homens armados em uma espécie de bunker, no alto de uma colina que oferece visão privilegiada da movimentação.

A existência dos seguranças armados foi constatada pela Folha por volta das 12h de ontem. Um deles estava posicionado atrás de uma espécie de fortificação de tijolos aparentes com três pequenas janelas triangulares por onde encaixava o cano de uma escopeta.

Quando o carro da reportagem chegou à sede da fazenda Santa Rita, a cerca de 18 km da cidade, um homem saiu da fortificação ameaçando atirar nos repórteres.

Ao ouvir os repórteres, que desceram do veículo com as mãos para cima, gritarem que eram jornalistas, o homem armado ordenou que ficassem parados e correu pelos fundos da sede da propriedade carregando a arma.

A reportagem pediu para falar com um responsável pela área ou com algum dos seguranças. Um homem que embarcava porcos em uma caminhonete entregou um recado dos homens armados: "Eles disseram que vão atirar nos quatro pneus do carro se filmarem ou fotografarem alguma coisa".

Durante os cerca de 25 minutos que permaneceu na fazenda, a reportagem foi observada por ao menos três homens escondidos no mato e em um curral.

A temperatura do conflito fundiário na região de Pau Brasil subiu após os pataxós iniciarem uma série de invasões em fevereiro deste ano.

Pelo menos 67 áreas foram tomadas até ontem, segundo os fazendeiros. Para intimidar ruralistas e empregados, os índios soltam rojões quando invadem as propriedades.

A onda de invasões foi deflagrada para pressionar o STF (Supremo Tribunal Federal) a julgar ação de 1982 sobre a criação de uma reserva indígena na região.

Os pataxós querem 54 mil hectares --área equivalente a um terço da cidade de São Paulo-- onde hoje estão 396 fazendas com títulos dados pelo governo do Estado. (Uol)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles