quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cohapar realiza palestras explicativas do programa Minha Casa Minha Vida 2

A presidenta Dilma Roussef anunciou no início do mês de abril, novas 5.128 unidades habitacionais para o Paraná, na nova fase do programa Minha Casa Minha Vida. Esta segunda etapa atenderá municípios com até 50 mil habitantes, com renda familiar de, até, R$1,6 mil. Para explicar melhor sobre o programa, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), realizará uma série de palestras para os prefeitos dos municípios proponentes.

A primeira foi realizada na noite da última segunda-feira (23), em Ponta Grossa e atendeu a região dos Campos Gerais e central. Na manhã desta terça-feira (24), o encontro foi em Curitiba e atendeu as regiões leste e sul.

“O governo federal lançou esse programa para atender os municípios de menor porte, com o intuito de fixar as famílias nas pequenas cidades e desenvolver a economia da mesma”, afirmou o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.

O arquiteto da Cohapar e gestor do Sub-50, Rodrigo Rodrigues, explicou que Ministério das Cidades, Instituições e Agentes Financeiros (escolhidos pelas prefeituras) e os Estados e municípios proponentes compõem o programa. Rodrigues ainda citou a contrapartida do governo do Estado: no Paraná, a Cohapar conduzirá o processo por meio da disponibilização de engenheiros, arquitetos e assistentes sociais, isenção do ICMS do material de construção, apoio nas instalações das redes de água e esgoto (Sanepar) e rede de energia elétrica (Copel). O subsídio que o governo federal fornece é de R$25 mil por moradia.

“O Minha Casa Minha Vida 2 começará a ser implementado somente em julho, porém o Paraná está antecipando os trabalhos para que no mês de início, nós já estejamos um passo à frente, iniciando as obras”, explicou o arquiteto.

Chaowiche ainda citou a importância deste trabalho em conjunto para diminuir o déficit habitacional do Estado. “Habitação não é levantar tijolo, é cuidar de famílias. E somente com alianças fortes entre os três governos, conseguiremos dar condições dignas de moradia para os paranaenses”, finalizou.

Os próximos encontros serão realizados: 26/04 (quinta-feira), em Londrina para os prefeitos da região Norte, em Maringá para os prefeitos do noroeste e em Cascavel, para o oeste e sudoeste. Ao todo, serão 134 municípios participantes.

Beneficiários – O município de Cruz Machado é um dos beneficiados do programa Minha Casa Minha Vida 2. Segundo o prefeito da cidade, que possui aproximadamente 19 mil habitantes, o auxílio veio na hora certa. “Temos muitas famílias que necessitam de uma moradia. E agora com esse apoio do governo federal e governo do Estado, podemos atender melhor as pessoas de baixa renda”, disse Euclídes Pasa.

O prefeito de Campo do Tenente, Celso Wenski, também teve seu município beneficiado com o Sub-50. Segundo ele, somente com a contrapartida oferecida pela prefeitura, seria impossível atender a população, na área da habitação. “Temos muitas casas em áreas de risco e com esse programa vamos conseguir atender mais 40 famílias dentro do município. É uma solução inteligente para dar melhor condição de habitabilidade à população do município”, pontuou.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles