terça-feira, 13 de março de 2012

O vereador Francisco Garcez, de olho na coleta de lixo tóxico, propõem uma melhor divulgação deste importante programa de coleta

O Presidente da Comissão Especial da Água e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vereador Francisco Garcez está propondo à prefeitura de Curitiba que seja realizada uma ampla campanha de esclarecimento através da mídia para que a população conheça melhor o programa de coleta dos lixos eletrônicos. "Vamos todos nos empenhar para que este tipo de resíduo não contamine ainda mais nossos lençóis freáticos, nossos rios e nosso solo, muito mais ainda que não venha contaminar a nós mesmo",afirmou.

De segunda-feira a sábado, das 7h30 às 15 horas, os caminhões de coleta de lixo tóxico ficam estacionados nos terminais de ônibus da cidade para receber pilhas, baterias, toners, embalagens de inseticida, tintas, colas, solventes, remédios vencidos, óleo de cozinha e lâmpadas fluorescentes, em quantidades domésticas.

O material deve ser separado pela população e entregue nos caminhões, que são devidamente identificados. Eles ficam cada dia da semana em um terminal de ônibus da cidade, seguindo o calendário abaixo, que também pode ser consultado na página da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br) ou pelo telefone 156.

“Curitiba foi pioneira no Brasil a ter serviço de coleta de resíduos especiais. É um trabalho de parceria e é preciso que a população faça a sua parte, levando o material nos pontos de entrega”, diz a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.

O material deve ser armazenado em casa, separado do restante do lixo para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente.

Óleo de cozinha usado também pode ser entregue aos caminhões, desde que esteja armazenado num recipiente transparente, de preferência garrafa Pet.

O óleo coletado é encaminhado para reciclagem e volta à cadeia produtiva em forma de material de limpeza, lubrificante de máquinas e outros derivados.

A coleta do lixo tóxico é feita de segunda-feira a sábado, nas proximidades de um dos terminais de transporte de ônibus, das 7h30 às 15h.

Nos caminhões de coleta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estacionados perto dos 24 terminais administrados pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, em dias pré-definidos, a entrega de lâmpadas fluorescentes é de até dez unidades por pessoa, enquanto os óleos de origem animal e vegetal devem ser embalados em garrafas plásticas com capacidade para dois litros cada.

A recomendação é de que as embalagens de inseticidas e pesticidas sejam entregues lavadas e furadas, evitando o acúmulo de água e a propagação da dengue.

Confira em que terminal o lixo tóxico domiciliar pode ser entregue durante o mês de março

Quinta-feira, 1 – Centenário

Sexta-feira, 2 - Oficinas

Sábado - 3 – Capão Raso

Segunda-feira, 5 – Hauer

Terça-feira, 6 – Carmo

Quarta-feira, 7 – Boqueirão

Quinta-feira, 8 - Sítio Cercado

Sexta-feira, 9 – Pinheirinho

Sábado, 10 – Fazendinha

Segunda-feira, 12 – Caiuá

Terça-feira, 13 – CIC

Quarta-feira, 14 – Portão

Quinta-feira, 15 – Campina do Siqueira

Sexta-feira, 16 – Campo Comprido

Sábado, 17 – Santa Felicidade

Segunda-feira, 19 - Terminal Guadalupe

Terça-feira, 20 – Praça Rui Barbosa

Quarta-feira, 21 – Terminal SITES, que fica na rua Padre Germano Mayer

Quinta-feira, 22 – Cabral

Sexta-feira, 23 – Boa Vista

Sábado, 24 – Santa Cândida

Segunda-feira, 26 – Barreirinha

Terça-feira, 27 – Bairro Alto

Quarta-feira, 28 – Capão da Imbuia

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles