terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Navios russos estão atracados em base síria

Dois navios da esquadra russa, encabeçada pelo porta-aviões Almirante Kuznetsov, atracaram neste domingo (8) na base naval síria de Tartus, depois de participarem em manobras com forças gregas no mar Mediterrâneo, indicaram fontes militares.


A Rússia participou de exercícios militares no Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo, antes de passar vários dias em frente à base de Tartus, assinalaram fontes do estado maior da Marinha de Guerra.

Desde sua saída em novembro, o comando das forças navais russas teve que esclarecer em várias ocasiões que a presença da esquadra de ao menos cinco embarcações militares próximo da Síria nada tinha a ver com o conflito interno nesse país.

O porta-aviões russo, pelas suas dimensões de mais de 300 metros, não conseguirá ancorar no cais da referida base síria, pelo que se manterá em áreas próximas, declararam as mesmas fontes. Só o grande navio anti-submarino Almirante Chabanenko e o de vigilância Yaroslav Mudri permanecerão em Tartus, uma base de abastecimento criada ali na década de 1970 pela União Soviética para atender barcos da frota do Mar Negro.

O porta-voz oficial da Frota do Norte russa, capitão de Navio Vadim Serga, anunciou ontem que neste novo ano as naves desse agrupamento militar participam nas manobras Pomor-2012, Barents-2012 e Halcón norte-2012.

Os caças do Almirante Kuznetsov, de 27 toneladas cada um, costumam ser lançados a uma velocidade de 180 quilômetros pela rampa de decolagem, elevada a uma altura de 14 graus, enquanto a aterrissagem só conta com uns 150 metros.

A Rússia recusa a ingerência interna nos assuntos internos sírios e considera inaceitável uma invasão ao país árabe, submetido a uma forte agressão midiática e econômica por parte do Ocidente e enfrentando grupos violentos, armados a partir o exterior. (Prensa Latina)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles