quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mais desindustrialização aqui: China, com exportação subsidiada e guerra cambial, aumentará exportações para países em desenvolvimento em 2012

Diante das perspectivas desanimadoras quanto ao comércio exterior com os Estados Unidos e a União Europeia, a China buscará aumentar as exportações voltadas aos países em desenvolvimento no ano que vem, anunciou nesta quarta-feira um responsável do Ministério de Comércio citado pela imprensa oficial.

De acordo com o chefe do Departamento de Comércio Exterior no citado Ministério, Wang Shouwen, "a demanda de Europa e EUA não se recuperará significativamente" em 2012, o que apresenta um "sério desafio" para a China, o maior exportador do mundo e que tem Washington e Bruxelas como seus principais parceiros comerciais.

Por isso, "a China buscará exportar mais para os países em desenvolvimento", insistiu Wang, lembrando que nos últimos dois meses o crescimento das exportações nacionais sofreu uma freada significativa devido à queda da demanda internacional.

Wang, no entanto, também citou problemas internos como fatores que influenciaram essa queda das exportações, como a valorização do iuane e o aumento dos custos da mão de obra.

Por conta de tudo isso, o país aumentará o ritmo de reajuste de sua estrutura de comércio exterior, apoiando a criação de marcas, a pesquisa e o desenvolvimento, além de criar mais canais para a venda.

A China teve as exportações como principal motor para sustentar um crescimento anual em torno de 10% nos últimos 30 anos.

Apesar disso, Pequim planeja mudar esta estrutura econômica e ter em alguns anos o consumo interno como maior responsável por seu crescimento, como forma de se tornar mais resistente a crises internacionais. (EFE)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles