quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Baleado, Lupi compromete PDT em 2012

O ex-ministro Carlos Lupi recebeu finalmente a bala de grosso calibre que pediu, para deixar a pasta do Trabalho. E, quem diria, acabou caindo por um erro aparentemente – sĂ³ aparentemente – menor. Acontece que o acĂºmulo de dois empregos pĂºblicos, com a percepĂ§Ă£o do salĂ¡rio integral, caracterizou ilegalidade facilmente comprovĂ¡vel, ao contrĂ¡rio das demais denĂºncias, graves, mas sem comprovaĂ§Ă£o.

Agora, Lupi “vai submergir” por um curto perĂ­odo – se conseguir, dado que nĂ£o Ă© de seu carĂ¡ter, alĂ©m do que, um afastamento demorado traz o risco de acentuar sua fase de fragilidade polĂ­tica no PDT, legenda que ele ainda controla. Promete sair de cena por um mĂªs, mantendo-se licenciado da presidĂªncia do partido. Mas tem mandato atĂ© 2013, isto Ă©, pode voltar Ă  ativa quando quiser.

Por absoluta falta de condições polĂ­ticas, deixarĂ¡ a negociaĂ§Ă£o da reforma ministerial a cargo de uma comissĂ£o de pedetistas. Mas onde estiverem o atual presidente do PDT, AndrĂ© Figueiredo, e Manoel Dias, secretĂ¡rio-geral do partido, Lupi estarĂ¡ representado e opinando indiretamente.

A crise, no entanto, pode levar o racha do PDT a se aprofundar perigosamente. Lupi nĂ£o pode ser ministro, mas pode ser presidente do partido fundado por Leonel Brizola? HĂ¡ pedetistas, entre histĂ³ricos e novatos, que jĂ¡ antevĂªem candidatos do partido sofrerem ataques de seus adversĂ¡rios por causa dos descaminhos de Lupi, quanto mais se ele estiver investido da funĂ§Ă£o de presidente da legenda.

Se ficar mais difĂ­cil fazer campanha ou vencer eleiĂ§Ă£o por causa disso, Lupi pode receber o segundo disparo de igual calibre, e ficar de fora da presidĂªncia do PDT. (Blog da Cristina Lemos)

0 comentĂ¡rios :

Postar um comentĂ¡rio

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles