terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vereadores propõem aumento de 546 carros na frota de táxis de Curitiba

A Comissão de Táxis da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) apresentou, na manhã desta segunda-feira (21), proposta elaborada pelos vereadores para melhorar o serviço de táxis prestado na capital. Entre as sugestões está o aumento de 546 carros na frota atual. A ideia é atrelar o número de carros ao censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , ou seja, ter um táxi a cada 600 habitantes.

A frota seria ampliada de forma progressiva, com cerca de 245 carros a mais já em 2012, 150 em 1013 e 150 em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil. “Até para a cidade sentir, aos poucos, se a quantidade é suficiente. Se no final de 2012 o número de carros suprir a necessidade da cidade, não precisaria colocar mais 300 táxis à disposição”, explica o vereador Jair Cézar (PSDB) , presidente da Comissão na CMC. Além disso, segundo o vereador, a divisão em três cotas evitaria algum impacto que pudesse prejudicar os trabalhadores.

A proposta apresentada pelos vereadores é uma resposta ao projeto do vereador Jairo Marcelino (PDT) , que previa um aumento de 20% na frota de táxis em Curitiba (equivalente a 450 carros a mais), e que teve a votação adiada inúmeras vezes. Segundo Marcelino, a proposta da Comissão não passará em plenário porque já há outro projeto pronto, feito com a Urbanização de Curitiba (Urbs) e com o departamento jurídico da prefeitura, que será encaminhado ainda nesta semana à CMC. “É um projeto legal, que inclusive eu já tinha mostrado a alguns vereadores, e a Comissão copiou. O meu projeto já está pronto”, disse o vereador.Atualmente, a frota de táxis em Curitiba é de2.252 carros. Em comparação com outras capitais brasileiras, a cidade tem a sétima pior relação táxi/habitantes: um veículo para 778 pessoas, bem abaixo do parâmetro mundial que estabelece como ideal a existência de um táxi a cada 300 habitantes.

Segundo Marcelino, a principal mudança em seu projeto é que ao invés de aumentar a frota em 20%, o aumento seria de no mínimo um táxi a cada 800 habitantes (o que há atualmente) e de no máximo 1 a cada 600 habitantes (proposta da Comissão de Táxis). “A variação depende do prefeito, que vai regulamentar quantos serão os habitantes para cada carro”, completa Marcelino.

Proposta da Comissão

Apesar do embate, a proposta apresentada pela Comissão de Táxis foi entregue, na tarde desta segunda, ao prefeito Luciano Ducci. Ela voltaria ainda nesta segunda para o plenário para ser debatida, mas, com o afastamento do vereador João Cláudio Derosso, as sugestões serão discutidas durante a semana.

Além do aumento da frota, a Comissão prevê também o uso de uniforme e crachá pelos motoristas e novas regras para a concessão de licenças. “O uniforme seria algo como calça azul e camisa azul, apenas para identificar. Hoje as pessoas só identificam um taxista quando ele está no táxi”, explica o vereador Jair Cézar.

A liberação das licenças deixaria de ser responsabilidade de apenas uma pessoa e a permissão poderia, segundo a proposta, ser de até três candidatos, que revezariam o serviço no táxi. A ideia, segundo o presidente da Comissão, é que com a mudança deixem de existir patrões, e todos sejam proprietários. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles