terça-feira, 22 de novembro de 2011

ANP pode barrar acesso da Chevron ao pré-sal

Após sair de uma reunião nesta segunda-feira, 21, com a presidente Dilma Rousseff sobre o vazamento em uma plataforma da Chevron na Bacia de Campos, o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, disse que a empresa pode ser impedida de perfurar até o pré-sal.


Haroldo Lima disse que a situação da Chevron ficou “complicada” e adiantou que a ANP deverá rever prerrogativas da empresa norte-americana na exploração de petróleo no Campo de Frade.

Chevron pode ter classificação rebaixada

“A Chevron tem a concessão do Campo de Frade. Se ela tem a concessão, ela pode atingir o pré-sal desde que tenha o projeto específico aprovado preliminarmente pela ANP. A ANP aprovará esse projeto? É o que vamos examinar na próxima reunião”, disse Haroldo Lima após o encontro no Palácio do Planalto.

O diretor-geral da ANP explicou que as empresas que exploram petróleo no Brasil recebem da agência até três classificações: A, B ou C. Na A, a empresa tem autorização para fazer explorações em todos os níveis, ou seja, na terra, em águas profundas e na camada pré-sal. A Chevron tem classificação A, mas, caso o seu projeto não seja aprovado, estará aberto o caminho para o rebaixamento da empresa.


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles