quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Richa dá posse ao novo comandante-geral da PM

O governador Beto Richa deu posse ao coronel Roberson Luiz Bondaruk como novo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, em solenidade realizada nesta terça-feira (29), no Quartel do Comando Geral, em Curitiba. Bondaruk substitui o coronel Marcos Teodoro Scheremeta, que ocupou a função por 10 meses.

Richa disse que a transição no comando da PM foi tranquila porque o coronel Bondaruk, que assume o posto, é muito conceituado, tem muita credibilidade e liderança sobre a tropa, por suas qualidades e sua maneira de agir. “Ele tem todas as condições para fazer um grande trabalho à frente Polícia Militar e dar as respostas que a sociedade paranaense aguarda há bastante tempo”, afirmou.

Richa declarou que tem absoluta convicção de que o novo comandante “se desincumbirá com êxito no enfrentamento de questões como a maior integração com a Polícia Civil, a parceria com as forças federais, especialmente no combate ao narcotráfico, e a maior aproximação com as comunidades e as famílias. O governador agradeceu o trabalho iniciado pelo coronel Scheremeta pelo desempenho e lealdade do oficial e da equipe que esteve à frente da PM.

Richa ressaltou a redução de 33% da taxa de homicídios em Curitiba e de 10% no Paraná em 2011. Ele reforçou que a liderança do secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, a integração das polícias Civil e Militar e os investimentos que estão sendo realizados vão permitir uma queda ainda maior da criminalidade nos próximos anos.

Segundo Richa, o governo estadual vai investir fortemente no aparato de segurança do Paraná. Em 2012, de acordo com o governador, as forças policiais poderão contar com novo armamento, mais munições, equipamentos, viaturas, e investimentos na valorização dos quadros. “Com a contratação histórica de dois mil novos policiais militares e 695 civis, vamos melhorar muito a segurança da população deste estado”, disse.

DESAFIOS — O coronel Roberson Bondaruk disse que o principal desafio a enfrentar é a conjuntura de segurança pública, não apenas no Paraná, mas no Brasil. Para ele, a área é muito complexa e, por isso, exige um tratamento específico para cada tipo de problema. “Baseamos nosso trabalho na ação comunitária da polícia, para que seja mais próxima dos cidadãos; na valorização do profissional de segurança, com policiais e bombeiros mais bem preparados e apoiados pela corporação; e no combate aos desvios de conduta, pelo fortalecimento da Corregedoria”, afirmou.

O novo comandante disse ainda que é importante cada vez mais o uso da tecnologia e da ciência como forma de combate à criminalidade, seja de menor potencial ofensivo ou a criminalidade violenta e o crime organizado. Ele afirmou que a corporação já iniciou o chamamento de dois mil novos policiais aprovados em concurso público e que em seguida será aberto um novo concurso. A perspectiva, pelo programa Paraná Seguro é incluir mais de dez mil policiais na área de segurança pública no Paraná nos próximos três anos, sendo pelo menos oito mil policiais militares.

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César Sobrinho disse que o coronel Bondaruk será um grande comandante, porque tem uma excelente formação técnica e humanitária. “Tenho certeza de que ele vai cumprir as recomendações do governador Beto Richa, porque segue a mesma linha de raciocínio que o governo tem no que diz respeito à atenção especial à segurança comunitária e ao trabalho preventivo contra a violência", afirmou Almeida César. “Queremos uma polícia amiga da comunidade, e tenho certeza de que vamos conseguir”.

COMPROMETIMENTO — Ao entregar o comando, o coronel Marcos Teodoro Scheremeta disse que procurou dirigir a corporação de modo retilíneo e que dedicou-se para ser o melhor comandante que a Polícia Militar poderia ter. Agradeceu a tropa pelo empenho, dedicação e comprometimento.

Ele destacou o encaminhamento ao Conselho Estadual de Educação do processo para que a Academia do Guatupê seja transformada em instituição de ensino superior. Scheremeta também registrou o sucesso da Operação Vida e a retomada das blitze na capital.

“Acompanharei com alegria o futuro desta corporação, com a contratação de novos policiais, aquisição de novas tecnologias e equipamentos previstos no programa Paraná Seguro, que farão que a nossa PM seja cada vez mais pujante”, disse o ex-comandante, que agradeceu a confiança depositada pelo governador Beto Richa ao coloca-lo no comando da PM.

CURRÍCULO — O coronel Roberson Luiz Bondaruk, novo comandante da PMPR, é o coronel mais antigo em atividade na Polícia Militar do Paraná. Natural de Curitiba, tem 49 anos e está há mais de 30 anos na corporação. É formado pela Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) em Segurança Pública e possui bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR). Fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) pela Polícia Militar de São Paulo (PMSP) e o Curso de Doutoramento em Estratégias de Segurança pela APMG.

Autor de nove livros e sete publicações sobre segurança pública, recebeu o prêmio Hermès de Inovação, do Instituto Europeu de Inovação em Paris (2009). Ele comandou o Regimento Coronel Dulcídio (Polícia Montada), foi subchefe do Estado Maior da PMPR, dirigiu a Academia Policial Militar do Guatupê e foi diretor de ensino da PMPR. Estava lotado na Secretaria de Estado da Segurança Pública, como coordenador de Segurança Comunitária de Curitiba.

A cerimônia teve a participação do vice-governador e secretário de estado da Educação, Flávio Arns; do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci; dos deputados estaduais Valdir Rossoni e Mauro Moraes; do Procurador Geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto; do secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César Sobrinho e do delegado geral da Polícia Civil, Marcus Michelotto; atuais e ex-comandantes da corporação e de batalhões e grupamentos da PMPR, além de familiares e amigos, secretários de estado e representantes de organismos da sociedade organizada.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles