quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Polícia usa gás lacrimogêneo contra manifestação em Oakland/EUA

Tropas de choque entraram em confronto com manifestantes na madrugada desta quinta-feira em Oakland, na Califórnia, disparando gás lacrimogêneo para dispersar a multidão que permanecia nas ruas após um dia de protestos, em geral pacíficos, contra a desigualdade econômica e a brutalidade policial.

Aparentemente, a polícia tentava impedir que os manifestantes, que já ocupam uma praça, se instalassem em ruas próximas. Logo depois da meia-noite, mais de 200 agentes chegaram, inclusive em ônibus, e se posicionaram ombro a ombro, usando máscaras de gás. Em seguida, os policiais declararam que a aglomeração era ilegal, e dispararam bombas de gás. Os manifestantes então se dispersaram, correndo.

Alguns ativistas, no entanto, pararam para apanhar cápsulas de gás vazias, atirando-as nos policiais. Outros jogaram pedras durante a fuga.

"Isto estava pacífico, até vocês chegarem!", gritavam os manifestantes aos policiais. Mais tarde, os agentes investiram contra os manifestantes na praça, usando cassetetes e mais gás, para empurrá-los para o meio da praça.

Na semana passada, um ex-fuzileiro naval ficou gravemente ferido durante um protesto em Oakland, num incidente que colocou a cidade na linha de frente das manifestações nacionais anti-Wall Street. Na quarta-feira, cerca de 5.000 pessoas participaram das manifestações, que paralisaram o movimentado porto local, mas não chegaram a interferir na rotina da cidade.

Pelo menos um manifestante foi retirado do local com um ferimento na perna, e outro, que havia sido posto em prisão domiciliar, ficou caído no chão, com as mãos algemadas para trás e sangue escorrendo pelo rosto.

Várias agências bancárias e um supermercado da rede Whole Foods tiveram suas vidraças quebradas, e fotos disso foram divulgadas nas redes sociais. Um chefe de polícia disse que o vandalismo foi provocado por um pequeno grupo de "anarquistas."

Quase 40 ativistas foram detidos, e podiam ser vistos sentados lado a lado numa sarjeta, contidos por algemas de plástico, enquanto aguardavam para serem levados a uma delegacia.

Durante os confrontos da madrugada nos arredores da praça Frank Ogawa, junto à prefeitura de Oakland, a iluminação pública foi desativada por alguns instantes, mas não ficou claro o motivo.

Em nota, a direção do porto local, que movimenta cerca de US$ 39 bilhões por ano em mercadorias, disse que as atividades serão retomadas "quando for seguro". Um porta-voz informou que isso deve ocorrer já na manhã desta quinta-feira.

A atmosfera nos protestos já estava tensa antes da chegada da polícia, quando um manifestante foi aparentemente atropelado no centro de Oakland. A polícia disse que o pedestre foi internado, mas não corre risco de morrer.

A TV mostrou posteriormente pequenos grupos correndo pelas ruas, tentando atear fogo a lixeiras e subindo nas vans das emissoras televisivas. (Reuters)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles