terça-feira, 15 de novembro de 2011

Chevron:O que o digníssimo Haroldo Lima, diretor geral da ANP, tem a dizer sobre o vazamento na plataforma petrolífera da multinacional Chevron?


Ninguém de fato sabe qual é a dimensão do vazamento de petróleo no campo de Frade, operado pela petroleira norte-americana Chevron, a 350 km do litoral fluminense.

A empresa, de forma criminosa, demorou mais de 24 horas a admitir a tragédia ambiental, e ela se deu bem onde existe uma de suas plataformas de perfuração, a Sedco 706, da Transocean, a mesma proprietária da Deepwater Horizon, que provocou o acidente no Golfo do México.


O silêncio é total tanto por parte da Agência Nacional de Petróleo como por parte da grande mídia, que caso o dano ambiental tivesse sido de responsabilidade da Petrobrás e não de uma multi teria dado outro tratamento.


Uma tragédia ambiental como está ocorrida no leito oceânico é muito mais grave que um acidente provocado por um desengate de mangueira ou rompimento de duto. Estes, assim que se fecham e as válvulas estancam. Um vazamento no leito oceânico, no poço ou na estrutura geológica que o rodeia é muito sério, pois exige, como se viu no Golfo, complicadíssimos e demorados procedimentos de vedação para ser detido.


As perguntas que ficam são relacionadas as normas de segurança e os equipamentos obrigatórios necessários para conter um vazamento perigoso para o meio ambiente como este. Estes equipamentos existem para que ocorra uma ação rápida de contenção do desastre? Legalmente existe o regulamento sobre os procedimentos e equipamentos exigidos pela ANP para que estas companhias possam operar com segurança ambiental, qual é e com qual constância é feita a fiscalização permanente pela Agência Reguladora para que estes sejam cumpridos?

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles