A reintegração de posse da reitoria da USP (Universidade de São Paulo) terminou por volta das 7h20 da manhã desta terça-feira (8). Cerca de 70 pessoas foram detidas e estão seguindo para a 91ª DP. Segundo a informação mais recente da PM, eram 46 homens e 24 mulheres.
Pessoalmente sou contra qualquer estrutura policial externa atuando dentro das Universidades, mas defendo que tem que ser revista a política de segurança interna destes espaços acadêmicos públicos, hoje extremamente deficientes. A segurança dos ambientes acadêmicos tem de estar sob o controle das próprias Universidades e ser feita por número suficiente de agentes de seguranças bem treinados e equipados. A intervenção interna da PM sem que tenha sido aprovada pelo conjunto da comunidade que desta faz parte fere o princípio sagrado da Autonomia Universitária:
A decisão de utilizar a PM no patrulhamento interno foi iniciativa não do conjunto da comunidade acadêmica e sim da reitoria!
Adendo: Embora defenda a autonomia universitária e vá contra a atitude unilateral da reitoria da USP não concordo com as práticas sectárias destes grupos trotskistas que invadiram o prédio da reitoria.
0 comentários :
Postar um comentário