terça-feira, 8 de novembro de 2011

DESOCUPAÇÃO DO PRÉDIO DA REITORIA DA USP PELA TROPA DE CHOQUE DA PM

A reintegração de posse da reitoria da USP (Universidade de São Paulo) terminou por volta das 7h20 da manhã desta terça-feira (8). Cerca de 70 pessoas foram detidas e estão seguindo para a 91ª DP. Segundo a informação mais recente da PM, eram 46 homens e 24 mulheres.




MEU PONTO DE VISTA

Pessoalmente sou contra qualquer estrutura policial externa atuando dentro das Universidades, mas defendo que tem que ser revista a política de segurança interna destes espaços acadêmicos públicos, hoje extremamente deficientes. A segurança dos ambientes acadêmicos tem de estar sob o controle das próprias Universidades e ser feita por número suficiente de agentes de seguranças bem treinados e equipados. A intervenção interna da PM sem que tenha sido aprovada pelo conjunto da comunidade que desta faz parte fere o princípio sagrado da Autonomia Universitária:

"Constituição Federal de 1988: Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão"

Constituição de São Paulo : Artigo 254. A autonomia da universidade será exercida respeitando, nos termos do seu estatuto, a necessária democratização do ensino e a responsabilidade pública da instituição, observados os seguintes princípios: ... II - representação e participação de todos os segmentos da comunidade interna nos órgãos decisórios e na escolha de dirigentes, na forma de seus estatutos ...

A decisão de utilizar a PM no patrulhamento interno foi iniciativa não do conjunto da comunidade acadêmica e sim da reitoria!

Adendo: Embora defenda a autonomia universitária e vá contra a atitude unilateral da reitoria da USP não concordo com as práticas sectárias destes grupos trotskistas que invadiram o prédio da reitoria.



0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles