sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mais de 5 milhões farão o Enem amanhã

Este fim de semana será decisivo para os mais de 5 milhões de estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Utilizado por todas as 59 universidades federais do país, o Enem será realizado amanhã e no domingo em 14 mil locais de prova, distribuídos por todo o país. No Paraná, há 254.807 candidatos. Com o resultado do exame, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Mi­­nis­­tério da Educação e podem pleitear vagas em várias instituições públicas, que usam a nota como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso.

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, o resultado do Enem vale 10% da pontuação final do vestibular. Quem não faz as provas entra na disputa com apenas 90% da nota. Na Universidade Federal da Integra­­ção Latino-Americana (Unila) e na Universidade Tecno­­lógica Federal do Paraná (UTFPR), ele é a única forma de seleção.

Também há quem preste o exame para pleitear bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Para a sala de prova do Enem, só é permitido levar caneta esferográfica de tinta preta e tubo transparente. Além do cartão de confirmação, é obrigatória a apresen­­tação de documento de identificação original com foto.

Os cartões de confirmação, que contêm número de inscrição, hora e local de prova, foram enviados ao endereço de cada candidato. Quem não recebeu ou perdeu o documento pode imprimir uma cópia acessando a página do Inep e informando o CPF e a senha. O Inep também está atendendo pelo número 0800 616161.

O Inep não divulgou até o fechamento desta edição quais são os 14 mil locais de prova e a distribuição dos inscritos. No ano passado, o câmpus Curitiba da Pontifícia Universidade Cató­­lica (PUCPR), no Prado Velho, foi o local com mais candidatos na cidade: 11 mil inscritos. Nes­­te ano, o local receberá 13 mil es­­tudantes.

Transporte

Em Curitiba 20 linhas foram destacadas pela Urbs para atender os estudantes a partir das 10 h. São dez linhas especiais (que não são feitas normalmente e estarão à disposição no entorno da PUCPR, do Centro Politécnico da UFPR, da Univer­­sidade Positivo, das Facul­­dades Espírita, da Unian­­drade, das Faculdades Integradas do Brasil, da Facul­­dade Santa Cruz e da Faculdade Opet) e outras dez de reforço (linhas normais que terão um número maior de ônibus circulando). (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles