Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, o resultado do Enem vale 10% da pontuação final do vestibular. Quem não faz as provas entra na disputa com apenas 90% da nota. Na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ele é a única forma de seleção.
Também há quem preste o exame para pleitear bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Para a sala de prova do Enem, só é permitido levar caneta esferográfica de tinta preta e tubo transparente. Além do cartão de confirmação, é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto.
Os cartões de confirmação, que contêm número de inscrição, hora e local de prova, foram enviados ao endereço de cada candidato. Quem não recebeu ou perdeu o documento pode imprimir uma cópia acessando a página do Inep e informando o CPF e a senha. O Inep também está atendendo pelo número 0800 616161.
O Inep não divulgou até o fechamento desta edição quais são os 14 mil locais de prova e a distribuição dos inscritos. No ano passado, o câmpus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), no Prado Velho, foi o local com mais candidatos na cidade: 11 mil inscritos. Neste ano, o local receberá 13 mil estudantes.
Transporte
Em Curitiba 20 linhas foram destacadas pela Urbs para atender os estudantes a partir das 10 h. São dez linhas especiais (que não são feitas normalmente e estarão à disposição no entorno da PUCPR, do Centro Politécnico da UFPR, da Universidade Positivo, das Faculdades Espírita, da Uniandrade, das Faculdades Integradas do Brasil, da Faculdade Santa Cruz e da Faculdade Opet) e outras dez de reforço (linhas normais que terão um número maior de ônibus circulando). (GP)
0 comentários :
Postar um comentário