sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Governo lança Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura


As secretarias de Estado da Educação (SEED) e da Cultura (SEEC) apresentam nesta segunda-feira (24), às 10 horas, o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL). Paraná e Mato Grosso do Sul são os dois únicos estados brasileiros a lançarem programas que definem metas para o setor pelos próximos 10 anos. A apresentação abre a Semana Nacional do Livro na Biblioteca Pública do Paraná.

O Plano tem o objetivo de democratizar o acesso ao livro, fomentar e valorizar a leitura, incentivar, apoiar e difundir a produção literária paranaense e dinamizar a cadeia produtiva do livro. Foram realizadas três audiências públicas - em Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu - para apresentação do texto proposto e para a coleta de sugestões da sociedade em geral.

Para o secretário da Cultura, Paulino Viapiana, o Plano representa um instrumento importante para definir as ações públicas que incentivem a leitura. “Faz parte das metas para a cultura, propostas por este governo, contribuir para que cada cidadão tenha acesso aos livros e o Paraná se transforme num estado leitor. Ler é uma das mais poderosas armas na construção da cidadania”, destaca.

Segundo o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, “uma biblioteca é tão importante quando uma rua asfaltada, um hospital ou um posto de saúde. Ela contribui para a evolução do município. Por isso a relevância do Plano”, diz.

Confira a programação completa da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca no site www.cultura.pr.gov.br

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles