domingo, 9 de outubro de 2011

Governo realiza em Campo Mourão a fase final dos Jogos da Juventude

O secretário de Esporte, Evandro Rogério Roman, participou na noite desta sexta-feira (7) da abertura da fase final da 25º edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), realizado em Campo Mourão de 7 a 16 de outubro. Participam da etapa cerca de cinco mil atletas e 532 equipes de 106 municípios paranaenses.

“Jogos tradicionais que a população paranaense aguarda. O governo estadual sempre irá investir na promoção dessas atividades, que levam desenvolvimento e deixam um grande legado para o esporte do Paraná. Queremos que os nossos atletas continuem atuando no Estado”, disse o secretário Roman.

Os jogos são considerados o maior evento poliesportivo do Paraná e responsável por revelar grandes atletas. Roman destaca que a competição tem um alto nível técnico e disse que a integração entre os municípios melhora o rendimento dos atletas.

JOGOS - Os confrontos envolvendo as delegações começaram na manhã deste sábado (8) e prosseguem até domingo (16). São aproximadamente cinco mil atletas (seis mil com técnicos, árbitros e dirigentes) disputando 16 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. As modalidades coletivas são divididas em duas divisões, A e B.

E as disputas são para os dois sexos, as exceções do futebol, apenas no masculino, e a ginástica rítmica, no feminino. A fase final dos Jogos da Juventude do Paraná será transmitida ao vivo pela E-Paraná de jogos das modalidades coletivas, principalmente de futsal e handebol.

O secretário de Educação e vice-governador, Flávio Arns, acompanhou o início do evento e destacou a importância do esporte para o desenvolvimento social e físico dos jovens. “A atividade esportiva é essencial para promover a independência e manter os jovens afastados das drogas. Os Jogos da Juventude são fundamentais para conhecer novos talentos, esses que muitas vezes vem dos jogos escolares”, disse o secretário. As delegações esportivas estão hospedadas nas escolas estaduais da região de Campo Mourão.

SELETIVA - Das 532 equipes que estarão disputando a fase final dos 25.º Jogos da Juventude do Paraná, 83 delas passaram pela fase regional, em agosto. Nessa seletiva outras 720 equipes foram eliminadas nas modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei e xadrez.

Disputaram a fase regional apenas equipes da divisão B nas modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei, e do xadrez da Divisão A. Participaram mais de 10 mil atletas formando 803 equipes de 241 municípios, nas oito sedes. Entraram diretamente na fase final, sem disputar a fase regional, também as equipes pré-classificadas das modalidades coletivas da Divisão A e de todas as modalidades individuais, menos do xadrez. Essa última passou por uma seletiva na fase regional.

OPORTUNIDADE – Para Thiago Alves Ponciano, atleta de handebol de Campo Mourão, os jogos são uma oportunidade para revelar grandes nomes do esporte paranaense. Convocado na semana passada para a seleção brasileira de handebol, Thiago é um dos atletas com potencial olímpico que recebe a bolsa atleta concedida pelo governo estadual. “Agora tudo está melhor. Cada dia meu rendimento aumenta. Estou otimista com essa competição,” disse ele, que foi o encarregado de acender a pira dos jogos.

A estudante de Turvo, Fernanda Horst Andrade, é uma das promessas paranaenses para o tênis de mesa e é a terceira vez que ela participa dos Jogos da Juventude. “Quero seguir carreira no esporte, além de ser uma pratica que faz bem para o corpo e mente. Amo jogar e participar desse evento esportivo,” destaca a atleta de 15 anos.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles