domingo, 9 de outubro de 2011

Fernanda Richa abre nesta segunda a Conferência de Assistência Social

A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, abre nesta segunda-feira (10), em Curitiba, a IX Conferência Estadual de Assistência Social do Paraná. O evento reunirá mais de 700 participantes, entre representantes municipais e gestores da assistência social.

A Conferência discutirá o tema “Avançando na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios”. Além de reunir representantes de vários segmentos da área social, o evento contará com a participação da secretária nacional da Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Denise Colin, e do conselheiro Renato Saidel Coelho, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)

Com atendimento e organização dos serviços em bases regionais, o modelo de gestão do Suas institui o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Creas (Centro de Referência Especial de Assistência Social) como equipamentos públicos responsáveis pelo atendimento às famílias, bem como todos aqueles que estão em situação de vulnerabilidade e risco social.

No Paraná a rede socioassistencial conta com 475 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 106 Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas). Para os próximos três anos, o Governo do Estado prevê a construção de outras 50 novas unidades, seguindo o modelo implantado em Curitiba como o novo projeto padrão. O modelo de Cras de Curitiba é reconhecido como nota 10 pelo governo federal. A nota representa a recomendação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e significa que o equipamento é considerado modelo para a rede.

No censo Suas 2010, dos 31 CRAS avaliados com nota 10 no Brasil, 16 são do Paraná, sendo que 15 deles estão no município de Curitiba (o 16º é do município de São João, na região de Pato Branco).

Os Cras são equipamentos públicos responsáveis pelo atendimento às famílias de baixa renda, bem como todos aqueles que estão em situação de vulnerabilidade e risco social. De base municipal, as unidades de Cras são destinadas à prestação de serviços e programas da proteção social básica, e a articulação destes serviços no seu território de abrangência, de modo a potencializar a proteção social.

A Conferência é um espaço de debate coletivo que dá oportunidade a uma participação social mais representativa, com maior participação popular, discussão e avaliação das ações governamentais e das ações desenvolvidas com recursos do fundo público. Em setembro Fernanda Richa, em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), reuniu mais 2 mil representantes dos 399 municípios paranaenses para a realização das conferências regionais.

Serviço: Conferência Estadual de Assistência Social.

Data: 10 - segunda-feira.

Horário: 9h (abertura).

Local: Teatro Positivo – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5.300 – Curitiba/PR.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles