domingo, 9 de outubro de 2011

Governo do Paraná anuncia 853 casas para a região dos Campos Gerais

O governo do Paraná anunciou, através da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a construção de 853 novas moradias para a região dos Campos Gerais. São 623 casas urbanas e outras 230 rurais que fazem parte do programa Morar Bem Paraná.

“A casa é parte do atendimento que o governador Beto Richa está oferecendo à população. Todas as secretarias trabalham de forma integrada, cada um contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos paranaenses”, destacou o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.

Segundo o presidente da Cohapar, a parceria com a Caixa Econômica é a fórmula de sucesso do programa habitacional do Estado. “Habitação é o sustentáculo para o resgate social e, se não fosse a Caixa, o Morar Bem Paraná não teria esse sucesso que já estamos conquistando. Temos o mesmo objetivo, que é levar dignidade a quem ainda vive em condições precárias”.

Antonio El Achkar, prefeito de Piraí do Sul, afirmou que é necessário reconhecer o esforço do governo do Paraná. “Quando não somos atendidos falamos mal e hoje devo agradecer por este convênio que é o primeiro que assino em três anos de administração. Agradeço o esforço do Mounir e de toda a equipe da Cohapar”.

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e prefeito de Porto Amazonas, Miguel Tadeu Sokulski, afirma que essas novas moradias são mais um passo para o desenvolvimento da região. “As famílias de localidades rurais ou de perímetro urbano que não possuem a estrutura básica de moradia poderão agora ter uma casa de verdade e uma melhor qualidade de vida”, destaca.

Rosangela Tavares Bach, gerente geral da Caixa Econômica de Ponta Grossa, ressaltou a importância das parcerias. “Vivemos um momento onde todos têm um único objetivo que é proporcionar o bem-estar às famílias através da habitação. É importante destacar a atenção que o governo do Estado está dando à habitação rural, é a valorização que o homem do campo precisa”.

O prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, prestigiou o evento empre temos coisas boas acontecendo como hoje. Estamos encaminhando o convenio com Ponta Grossa. Parceria com Cohapar e Caixa Econômica é muito interessante para todas as prefeituras. Vamso ver a construção de milhares de casas pelo Paraná e vamos lutar para que a região dos Campos Gerais sejam cada vez mais beneficiados.

Convênios - Foram assinados convênios para casas urbanas nas cidades de Arapoti, Ivaí, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Reserva, Sengés e Ventania, totalizando 623 unidades.

Também foram assinados os convênios de casas rurais que vão beneficiar 230 famílias das cidades de Arapoti, Carambeí, Castro, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Reserva. São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania.

Programa Morar Bem Paraná – É o programa que define a nova política habitacional do Estado e que garantirá o atendimento a 100 mil famílias paranaenses nos próximos quatro anos. O programa abrange medidas de regularização fundiária, o financiamento para construção de novas unidades e a melhoria de moradias urbanas e rurais. O Morar Bem Paraná será implementado por meio de cooperação técnica da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) com a Caixa Econômica Federal.

Programa Morar Bem Paraná Rural - O programa Morar Bem Paraná Rural vai atender, nos próximos quatro anos, 10 mil famílias com casas novas e outras 4 mil com reformas e ampliações. É uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Caixa Econômica Federal e Cooperativas de Agricultores.

Os recursos, provenientes do governo Federal através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), podem chegar a R$ 25 mil por casa, dependendo da renda familiar do agricultor. O governo do Estado também pode entrar com subsidio para complementar a mão de obra.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles