domingo, 18 de setembro de 2011

O BAILADO POLÍTICO NA BOCA MALDITA, LUGAR ONDE TODO MUNDO 'DANÇA"

Depois de mais de dois meses sem comparecer em tão ilustre "campo de batalha", no sábado fui dar uma volta pela Boca Maldita, que é um trecho do calçadão da Rua XV de Novembro no centro de Curitiba, onde se reúne o pessoal mais ligado à política, comerciantes, turistas e demais exemplares da fauna curitibana e visitantes. Foi um passeio gostoso, pois em vez de ir até lá e me envolver nas discussões políticas fiquei vendo os quadros expostos no calçadão pelos pintores, vendo a agitação provocada pelos empresários contra os altos impostos e demais manifestações que todo sábado lá ocorrem, e até um grupo grande de uma academia de ginástica que resolveu correr pelo centro da cidade, como um grupo numeroso e animado de maracatu se apresentando, coisa de metrópole onde de tudo o ocorre, mesmo que alguns xenófobos, uma pequena minoria em uma cidade que aos poucos vai se amorenando, tente berrar para as paredes que “O Sul é o meu país”.

Perto da onze horas resolvi ir tomar um café e cai no meio dos que se consideram o centro da movimentação política em Curitiba, no Paraná e no mundo. Na pequena calçada encontrei tudo quanto é tipo de espécies da fauna política local. Cada um deles representando um discurso político diferente e o que unifica estes discursos não são os conteúdos, pois ali naquele espaço democrático se reúne desde a esquerda até a extrema direita. A unidade das falações se dá na formatação, pois todas as tendências, com as suas bolas de cristal, tentam nelas expressar o sucesso que será a caminhada política dos futuros candidatos que a eles dizem representar. Agora se realmente representam é outro papo, pois após as campanhas aqueles que tanto elogiavam os seus líderes, ao ficarem fora das estruturas de poder começam a falar mal dos mesmos como se estes por toda a vida tivessem sido “os piores inimigos”.

Além das previsões das vitórias, que pelo menos para a metade destes acabam falhando, já que o processo eleitoral na reta final sempre se afunila sempre entre dois candidatos, para os desafetos estes oráculos profetizam o inferno, onde o de Dante vira uma colônia de férias.

Na Boca em cada roda de conversas os boatos são diferentes, mas tão diferentes e divergentes que se um incauto que não é do meio der ouvidos e botar fé em cada um deles poderá sair de lá mais confuso do que chegou, ou mesmo louco.

Entre os temas polemizados o centro dos debates são o futebol, os escândalos e as eleições municipais. Apesar da eleição em Curitiba estar tão distante de acontecer o clima na Boca faz parecer que ela será amanhã, embora a mesma ainda esteja tão afastada da realidade cotidiana dos meros mortais eleitores, na Boca os eleitos já foram empossados.

1 comentários :

Unknown disse...

É por estas e outras que eu, quando (raramente) ainda chego lá num sábado de manhã, é normalmente para alguma compra e...prefiro olhar os quadros e ouvir o bom Maracatu.... rs

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles