quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Na CPI na ALEP ex-diretor reafirma denúncias de fraudes no Porto durante a gestão de Eduardo Requião

Ex-diretor técnico da Ad­­ministração dos Portos de Pa­­­ranaguá e Antonina (Appa), Leopoldo Campos reafirmou ontem, em depoimento aos integrantes da CPI dos Portos da Assembleia Legislativa do Paraná, as denúncias de irregularidades na gestão dos portos paranaenses. Campos contou sobre supostas fraudes em licitações e citou erros técnicos em projetos de construção de terminais de armazenagem na área portuária. Campos ocupou o cargo na direção da Appa por quatro meses, entre junho e setembro de 2007, e acabou demitido após apresentar um relatório de cerca de 200 páginas, com as supostas falhas no porto, ao então governador Roberto Requião (PMDB), que tinha o irmão Eduardo como superintendente da Appa. Entre as irregularidades apontadas por Campos estavam falhas na licitação e erros no projeto de construção do terminal de fertilizantes. “A licitação foi subdimensionada com valor de R$ 9,7 milhões, quando deveria custar cerca de R$ 15 milhões”, afirmou.

O ex-diretor lembrou ainda de problemas no projeto do terminal de álcool, que está até hoje sem operar; deficiências na dragagem do canal de acesso ao porto; e indícios de favorecimento a uma empresa no processo de concorrência para os serviços de limpeza e conservação da área portuária. Para ele, o ex-superintendente Eduardo Requião deve responder pelas acusações.

O depoimento do ex-diretor foi o primeiro da CPI, que investiga as administrações da Appa durante o governo Requião.

Acusações

Durante a reunião, o deputado Stephanes Jr. (PMDB) acusou Roberto Requião de prevaricação por não investigar as denúncias feitas na época por Campos. “Ele recebeu informações de obras superfaturadas e diversas irregularidades e o que ele fez foi demitir o Leopoldo. Se isso não é prevaricar, não sei o que é.” (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles