domingo, 14 de agosto de 2011

O ESTADO MÍNIMO GERA A REVOLTA MÁXIMA


Olhando para a revolta social explodindo nas ruas inglesas, o que em nada difere das que aconteceram a não muito tempo atrás na França vemos que o histórico processo de exclusão social nas "civilizadas grandes potências" em nada difere do que aqui acontece no famigerado "terceiro mundo" ou nos países "em fase de desenvolvimento" e que o que está de fato globalizado é somente a miséria causada pelo arrocho social.


Quando os Estados socorrem os responsáveis diretos pela crise, os bancos, como emprestam dinheiro a juros subsidiados para as grandes empresas industriais, etc., enfim, aqueles que tanto lucraram e não dividiram o bolo nos períodos de prosperidade, os mega-bilionários e milionários donos do sistema dizem que "são medidas estratégicas para reequilibrar a economia e trazer o desenvolvimento", mas quando os Estados devolvem em bem estar social os impostos, que na realidade na maior parte são pagos pela maioria pobre das populações, estimula a agricultura familiar, cria linha de créditos especiais para o micro e pequeno empresário, etc. os poderosos neoliberais dizem que "tem de acabar com as políticas populistas que geram inflação".

O sistema explode por causa das falcatruas praticadas pelo mercado, o que prova que este não se auto regula, mas os grandes empresários, criminosamente responsáveis diretos pela crise, em vez de serem punidos recebem grande ajuda financeira institucional para socorrer as empresas. Estes com o socorro em vez de apostarem na produção e no refortalecimento do mercado interno desumanamente e criminosamente usam este dinheiro, que era público, para especular no mercado. Ao mesmo tempo diminuem a estrutura produtiva, assim reduzindo o número de empregos e como exército de reserva de mão de obra por causa das demissões em massa aumentou eles reduzem os salários, o que gera deflação, pelo não consumo, fruto do mais desemprego.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles