domingo, 12 de junho de 2011

Hoje é o aniversário de 90 anos de José Ghignone


Livreiro dos mais importantes e grande intelectual, que a tantos ajudou formando várias gerações de intelectuais, José Ghignone é um dos que fazem a diferença na constução de um Paraná cada vez melhor.

Na época da luta contra a ditadura, onde as entidades civis democráticas lutavam com todas as dificuldades para se reorganizar, entre elas a financeira. O Sr. José, homem de mente aberta e democrata militante, cedia em consignação os livros da sua empresa para que estas montassem bancas para a comercialização dos mesmos e assim pudessem alavancar as suas atividades de finanças. Sem dinheiro era impossível alugar sedes, pagar o telefone, confeccionar panfletos, etc..

Em todas as atividades de massa eram montadas as banquinhas onde se podia encontrar a preços justos os livros da Ghignone ,desde os autores clássicos aos que formataram o pensamento contemporâneo de resistência a ditadura e em defesa da democracia e da soberania nacional, o que era um estímulo a leitura e com ela a formação de quadros mais preparados para o movimento.

Neste período intelectualmente quase morto, pois a censura se fazia presente, na Ghignone podíamos encontrar verdadeiras raridades em suas prateleiras, pois o Sr. José, que não se sujeitava as pressões do aparato de repressão em vigor, fazia de sua livraria uma verdadeira luz brilhante no meio de toda aquela escuridão.

Parabéns Sr. José e um muito obrigado por tudo o que representou e continua representando na vida de todos nós!

Como dizíamos na época em que as bancas e livrarias eram ameaçadas de atentados:

BOMBAS NÃO EXPLODEM IDÉIAS!


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles