sexta-feira, 20 de maio de 2011

Usinas nucleares de Angra são 'bombas-relógio'


O Programa Nuclear Brasileiro é muito caro, inseguro, seus projetos são ultrapassados e lhe transparência desde sua implantação, durante o regime militar. A conclusão é da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, após audiências públicas sobre o tema. Seu presidente, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que chama as usinas de ''bombas-relógio'', está chocado:

''Não há plano de evacuação seguro e a rota de fuga principal (estrada Rio-Santos) está em condições precárias'', diz. A estatal Eletronuclear proíbe o acesso de órgãos como o Ibama, Ministério Público e Câmara dos Deputados às usinas de Angra. O acesso à maior parte das instalações das usinas foi vetado a doze deputados da Comissão de Meio Ambiente, durante uma visita guiada. Os deputados federais ficaram intrigados, em Angra: viram só ''meia dúzia'' e não os alegados 2.700 funcionários pagos pelo contribuinte. Somente a usina nuclear de Angra 3, que deverá entrar em operação em 2016, custará US$ 10 bilhões aos contribuintes brasileiros. (CH)


Comentário:

Na época em que foram construídas em 1976, durante a ditadura militar, a tecnologia importada da Alemanha já era obsoleta.

A Usina Nuclear de Angra dos Reis foi construída após a assinatura do acordo para o fornecimento de 10 reatores nucleares.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles