sexta-feira, 1 de abril de 2011

Urso polar Knut morreu afogado, informa zoológico


O célebre urso polar Knut morreu afogado, informou o Zôo de Berlim nesta sexta-feira, enquanto milhares de fãs inconformados planejavam para sábado um protesto contra o plano do zoológico de empalhar o animal.

Knut, que tornou-se mundialmente famoso quando era filhote e superou o desafio de sobreviver depois de ser rejeitado por sua mãe, morreu repentinamente diante de centenas de visitantes atônitos no último 19 de março, aos 4 anos de idade, depois de cair, inconsciente, em um laguinho em seu cercado.

Uma autópsia revelou que ele sofria de encefalite, uma inflamação do cérebro, que o levou a desmaiar, caindo no lago, onde se afogou. De acordo com as autoridades, se não tivesse se afogado, Knut provavelmente teria morrido de edema cerebral.

Achim Gruber, diretor administrativo do instituto de patologia animal da Universidade Livre de Berlim, disse em coletiva de imprensa que "Knut acabou morrendo afogado".

Ele informou que "danos cerebrais graves dos quais Knut sofria há algum tempo" provocaram espasmos musculares incontroláveis.

Em 22 de março, após exames preliminares, o zôo havia dito que Knut poderia ter sucumbido a uma desordem cerebral. Mas a mídia alemã noticiou mais tarde que ele poderia ter morrido em decorrência de um ataque epilético.

O plano do zôo de empalhar o urso de 200 quilos, para que ele possa ser exposto no Museu de História Natural de Berlim, vem enfrentando resistência de fãs. A manifestação "Não ao Empalhamento de Knut" foi planejada para o sábado, diante do zoológico.

Centenas de anotações feitas no livro comemorativo online do zôo pedem que Knut não seja empalhado.

"Sentimos que precisamos preservar alguma coisa", disse Gabriele Thoene, diretora de marketing do zoológico. "Acho que podemos fazer muita ciência graças a Knut. Foi por isso que concordamos com o pedido do Museu de Ciência Natural de doar os restos mortais de Knut à ciência."


Knut nasceu em dezembro de 2006. Rejeitado por sua mãe assim que nasceu, ele foi criado por seu tratador, Thomas Doerflein.

Milhares de visitantes vinham ver o tratador e o filhote brincando juntos, e Knut ganhou fama internacional. Doerflein também morreu jovem, aos 44, em 2008, de ataque cardíaco. (Reuters)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles