terça-feira, 8 de março de 2011

Preço global dos alimentos bate novo recorde em fevereiro, diz ONU

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) informou nesta quinta-feira que o índice de preços de alimentos chegou ao seu nível mais alto desde que a agência começou a medi-lo, em 1990.

O Índice da FAO, uma medida dos preços de alimentos básicos no nível internacional, alcançou uma média de 236 pontos em fevereiro, uma alta de 2,2% em relação a janeiro e o índice mais alto em termos reais e nominais desde que a instituição baseada em Roma começou a monitorar os preços.

De acordo com a FAO este índice registrou alta pelo oitavo mês consecutivo.

A agência informou ainda que os preços globais de cereais sofreram um grande aumento, com os preços de exportação dos grãos mais importantes apresentando uma alta de 70% em relação a fevereiro de 2010.

A FAO aponta como causa deste aumento o declínio na produção global de cereais em 2010 e a crescente demanda.

Cereais e petróleo

O Índice de Preços de Cereais, que inclui os preços dos principais alimentos básicos como arroz, trigo e milho, aumentou 3,7% em fevereiro, o nível mais alto desde julho de 2008.

A FAO também informou que o Índice de Preços da Carne alcançou uma média de 169 pontos em fevereiro, alta de 2% em relação a janeiro.

Este número contrasta com o Índice de Preço do Açúcar, que chegou a uma média de 418 pontos, um pouco abaixo do registrado no mês anterior, mas ainda 16% mais alto do que em fevereiro de 2010.

Além dos aumentos, a agência da ONU também teme a possibilidade de aumento do petróleo, que pressionaria ainda mais o setor de alimentos.

"Altas inesperadas do preço do petróleo podem piorar uma situação que já é precária nos mercados de alimentos", afirmou David Hallam, diretor da Divisão de Comércio e Mercado da FAO. (BBC)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles