quinta-feira, 31 de março de 2011

Gates, secretário de Defesa dos EUA e homem forte da indústria bélica, diz que outros países podem treinar rebeldes da Líbia


O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, reconheceu nesta quinta-feira que os rebeldes líbios têm pouco conhecimento, além de treinamento e organização limitados.

Ele rejeitou, contudo, a ideia dos EUA treinarem os rebeldes e disse que outros países podem fazê-lo.

"Em termos de providenciar assistência a eles, francamente, há muitos países que podem fazer isso", disse Gates, em audiência no Congresso americano. "Esta não é uma capacidade única do governo americano. E, no meu ponto de vista, outro país deveria fazer isso", completou.

Os ataques aéreos das forças internacionais, incluindo os EUA, neutralizaram a Força Aérea do ditador líbio Muammar Gaddafi e causaram grandes danos às bases militares, mas as tropas governistas continuam melhor equipadas na batalha contra os rebeldes.

Esta disparidade ficou óbvia nos últimos dias, quando as forças de Gaddafi forçaram os rebeldes a um recuo caótico de Sirte, cidade natal do ditador. Sob disparos de foguetes, os rebeldes recuaram ainda de Bin Jawad e de Ras Lanuf.

Gates especula que os rebeldes contabilizam apenas mil combatentes treinados, contra uma força formada por militares e mercenários.

O presidente americano, Barack Obama, não descarta armar os rebeldes --o que poderia ser uma forma de "equilibrar" as forças da batalha na Líbia.

Contudo, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que assumiu o comando da operação, rejeita a ideia --assim como a Rússia. Muitos questionam se é seguro dar armas a grupos desconhecidos e o que aconteceria após a guerra.

Gates disse ainda que a pressão política e econômica "eventualmente tirará Gaddafi do poder", mas que as operações militares "ajudarão a forçá-lo a tomar tal decisão, devido à degradação de sua capacidade de defesa".

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles