quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quem tem olho na China

Se você quer entender o segredo da esfinge tupiniquim, ligue-se mais nas areias do além-mar. A corte empavonada se espelha no salão oval da branca casa de todos os poderes. Não é o mesmo quem ditava as ordens há oito anos. Nem branco é, diferença desapercebida na prática. Agora, há um discurso mais afrescalhado pairando no ar. Mas a faca amolada é a mesma.
Eles lá estão á beira do precipício. Caíram no negócio da China e acordaram tarde. São séculos de sabedoria e circunspecta esperteza sofisticados pela moldura dos tempos modernos. Agora querem nos envolver nos fracassos e nos temores do império. É uma agenda diferente.
Mas não se poe fazer nada. Entre nós, sacrificamos nossa proposta industrial que agrega valores e voltamos ao tempo do Chateaubriand (lobista dos ingleses) para favorecer a Vale e os exportadores de soja. Você não está me entendendo: se os chineses pararem de comprar minérios brutos, a mega privatizada a preço de banana vai para o beleléu. Idem com a soja que enche as burras do agronegócio latifundiário.
Aí você fica dizendo bobagens, como se fizéssemos favores ao tigrão amarelo nessas transações em que temos saldo na balança.

Fonte: Blog Porfírio livre

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles