sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Porto dos milagres


Do Eduardo Schneider/HoraHNews

Durante 7 anos os paranaenses tiveram de ouvir um discurso triunfalista sobre o Porto de Paranaguá, proferido com a fúria dos profetas bíblicos pelo ex-governador Roberto Requião. O Porto havia sido salvo da privatização e da ganância neoliberal pelo seu governo popular e de esquerda que havia produzido superávit, saneamento e moralização.

Todas essas realizações eram ainda mais notáveis porque se deram contra a disposição da imprensa canalha, sempre disposta a satanizar as conquistas populares e justiceiras daquele governo. Todo esse discurso enfadonho e fajuto foi desmentido pelos fatos já no período em que Requião comandava o Estado.

Enquanto Paranaguá entrou em processo de decadência as cargas que costumavam ser embarcadas aqui migraram para outros Estados. A combinação de incompetência com gestão temerária e suspeita reduziu drasticamente a capacidade do Porto de permitir a atração de embarcações pouco maiores que jangadas e pedalinhos.

Entretanto quem achava que a diferença entre a propaganda oficial que anunciava um porto dos milagres onde todos viam incompetência mais flagrante se limitava a gestão incompetente, mais uma surpresa. Duas operações desencadeadas pela Polícia Federal colocaram o Porto de Paranaguá na alça de mira por ter sido o centro de gravíssimas operações criminosas.

O apartamento de Eduardo Requião, melhor superintendente de portos do mundo, segundo o insuspeito discurso do irmão, foi revistado pela Polícia Federal que fez apreensão de computadores e documentos. Existem fortes suspeitas que as realizações dessa administração portuária ainda vão trazer grandes e ingratas surpresas aos paranaenses.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles