sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Joinville, SC, decreta situação de emergência por causa das fortes chuvas

Zero Hora

ntegrantes do Comdec (Comissão Municipal de Defesa Civil) reunidos na manhã desta sexta-feira decidiram decretar situação de emergência no município depois do sexto episódio de chuva forte desde o início de janeiro.

Mesmo com dez dias pela frente, esse já é o janeiro com mais chuvas dos últimos anos em Joinville.

De acordo com a Defesa Civil todos os bairros do município foram atingidos. Foram cerca de 100 casos de deslizamentos. Mais de mil residências foram invadidas pelas águas. Três abrigos foram montados para receber os desabrigados no Jativoca, Vila Nova e Morro do Meio.

São cerca de 60 pessoas alojadas nesses lugares. Bombeiros e Defesa Civil retiraram de barco pessoas em áreas de risco. A Defesa Civil sobrevoou o município junto com o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar, no final da tarde dessa quinta-feira.

As imagens mostraram todas as laterais da rua Anita Garibaldi alagadas. No Vila Nova, todas as laterais da rua Bento Torquato da Rocha também estavam intransitáveis e cheias de água. Na Vila Arataca, pessoas ilhadas.

No Jativoca, o acesso só com barcos. Na rua João Colin, a água chegou a 1,5 metro. Moradores ilhados foram retirados com o apoio do Exército, Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e Polícia Militar. Muita gente andava com água pelo peito.

A água nas casas chegava a mais de 1,20 de altura. Os ônibus não conseguiam passar em muitas regiões. Perto das 23h os caminhões do Exército não conseguiam trafegar em muitas ruas. Durante a madrugada, a preocupação da Defesa Civil era com o Jardim Sofia, por causa do grande volume de água do rio Cubatão.

Cinco casas foram interditadas nas proximidades da Univille por causa de um deslizamento. Outras cinco residências também sofreram interdição perto do Morro do Finder. Joinville enfrentou também quedas de muros e árvores. Na Zona Sul há a preocupação com as residências perto das encostas que, por causa do solo encharcado, podem sofrer novos deslizamentos.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles