sábado, 13 de novembro de 2010

UFPR: 43 mil iniciam o vestibular amanhã


Amanhã é dia da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mais de 43,8 mil candidatos concorrerão a 5.540 vagas. Neste ano, a UFPR vai destinar 10% das vagas em cada curso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que classifica candidatos a instituições públicas exclusivamente pelo Enem. O exame terá peso de 10% na nota final dos estudantes que fizerem o vestibular.

Outra novidade é quanto aos locais de prova. A principal alteração foi a exclusão do câmpus da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), que até 2009 concentrava o maior número de candidatos, cerca de 10 mil. Para realocar o grande número de inscritos, o Núcleo de Concursos precisou alterar a distribuição dos candidatos, fazendo cinco substituições.

Continuam sendo 28 pontos espalhados por Curitiba. O que concentra mais candidatos é a Universidade Positivo (UP), no Campo Comprido, com 6.272 inscritos. Em seguida está o câmpus da Uniandrade no Santa Quitéria, com 4.263 pessoas, e o terceiro maior local é o câmpus da Facul­dades do Brasil (Unibrasil), no Tarumã, que terá 3.889 vestibulandos. Outras instituições entraram para a lista, como o Colégio Marista Santa Maria, no bairro São Lourenço (1.624 candidatos) e a Faculdade Radial, no Cristo Rei (842 candidatos).

De acordo com Cláudio Portilho Marques, coordenador do grupo preparador de área do Núcleo de Concursos da UFPR, toda a organização para o dia da prova já está acertada com órgãos como a Diretran, URBS, Polícia Federal e o BPTran, que estão preparados para orientar os motoristas. Como a expectativa é de trânsito intenso, os candidatos devem se programar para chegar pelo menos uma hora antes do fechamento dos portões. A Urbs colocará mais linhas de transporte coletivo em circulação.

A prova trará 80 questões de múltipla escolha, todas valendo um ponto. O diretor do Curso Positivo, Renato Ribas Vaz, recomenda ao aluno iniciar a prova pelas disciplinas em que tem mais facilidade. O método é importante tanto para garantir mais pontos quanto para aumentar a confiança durante o exame. A segunda fase do vestibular da UFPR será nos dias 5 e 6 de dezembro.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles