domingo, 14 de novembro de 2010

Mais vez o povo está bancando os rombos fraudulentos nos bancos?


COM CERTEZA!!!!


Na realidade o novo PROER, que é o socorro aos bancos com dinheiro público, já está em andamento a muito tempo, mas de forma camuflada e muito mais danosa do que foi o PROER. Os agentes financeiros estatais, Caixa, Banco do Brasil e BNDES, compraram ou apamararam várias instituições privadas que estavam a beira da insolvência fraudulenta, entre ele podemos citar os bancos Panamericano,Votorantim, Banco do Estado do Piauí, e até 51% do argentino Banco Patagonia por US$ 479,6 milhões.

Em 2009 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a criação de uma comissão específica no Congresso Nacional para acompanhar a aquisição de participações em bancos nacionais feitas pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica.

A criação da comissão tinha sido introduzida pelo Congresso na medida provisória que permitiu aos bancos públicos realizarem compras de participações. Foi com base nesta MP que a Caixa comprou no final do ano passado 49% das ações do banco Panamericano, que agora teve de recorrer ao Fundo Garantidor de Crédito.

Qual é o interesse do presidente Lula em impedir a fiscalização do Congresso sobre a aquisição de instituições financeiras pelo Banco do Brasil e pela Caixa?


É interessante este artigo da Folha de São Paulo:

"UM NOVO PROER?

O efeito manada do mercado financeiro mostra que qualquer espirro de um agente do sistema pode levar a um efeito dominó a curto prazo. A crise das fraudes contábeis do banco Panamericano do Grupo Silvio Santos pode ser apenas a ponta de um iceberg de um problema mais sério. Dentro de uma turbulência global do sistema financeiro pode acontecer um efeito cascata no setor bancário do Brasil. Isso pode pedir uma ajuda maior da autoridade monetária, no caso o Banco Central, para cobrir o rombo devido a falta de um controle maior do setor público sobre as instituições financeiras. Com este susto do Panamericano pode estar sendo gestado um novo Proer para socorrer os bancos, uma vez que o BC não tem mais estado presente na fiscalização dos agentes financeiros como foi denunciado pelos funcionários da própria instituição. A nova administração federal terá que descascar este abacaxi e t orcer para que a crise nas finanças não aumente a incerteza no mercado sobre os fundamentos da economia. Pode ocorrer uma falência generalizada nos bancos brasileiros caso aconteçam mais fraudes nos balanços das instituições financeiras e isso teria que ser estancado com um apoio de recursos públicos para salvar o sistema de uma crise de credibilidade."

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles