domingo, 14 de novembro de 2010

Beto Richa sai de cena antes de definir equipe de governo

Bem Paraná

O governador eleito Beto Richa (PSDB) viajou para uma semana de descanso e aproveita o tempo longe da política paranaense para definir sua equipe de governo. No retorno, o tucano já deve ter delineado os nomes que vão compor o primeiro escalão da administração estadual a partir de 1º de janeiro de 2011. O “núcleo central” do secretariado será composto por técnicos de confiança de Richa que já trabalhavam com ele na prefeitura de Curitiba. Os demais nomes devem sair dos partidos da coligação que apoiaram a eleição do governador.

Até agora oficialmente, Richa só anunciou um nome: o do senador e vice-governador eleito, Flávio Arns (PSDB), indicado já durante a campanha eleitoral para assumir a Secretaria de Estado da Educação. Outros dois nomes certos da cota pessoal do governador são José Richa Filho, seu irmão, cotado para a Secretaria de Estado dos Transportes, e a mulher de Richa, Fernanda Richa, que deve assumir o comando da Provopar.

Também são dados como garantidos no primeiro escalão os integrantes da equipe de transição indicados pelo governador eleito: Carlos Homero Giacomini, atual secretário municipal de Planejamento de Curitiba deve assumir a mesma pasta no plano estadual. Destino semelhante deve ter Ivan Bonilha, ex-procurador geral do município e coordenador jurídico da campanha do tucano, que deve assumir o comando da Procuradoria Geral do Estado.

O secretário municipal de Finanças de Curitiba, Luiz Eduardo Sebastiani, é cotado para a Secretaria de Estado da Fazenda. Mas pode acabar sendo remanejado para outra área caso se confirme a articulação para que o deputado estadual Durval Amaral (DEM) assuma o posto. A indicação de Amaral ganhou força depois que ele abriu mão de disputar a presidência da Assembleia Legislativa em favor do presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni.

Completa o “núcleo duro” do governo tucano o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara, que deve assumir a Secretaria de Estado da Agricultura; e Deonilson Roldo, ex-secretário de Comunicação e chefe de gabinete da prefeitura, que pode assumir a Comunicação Social do Estado, ou um posto diretamente ligado ao gabinete do novo governador. Outro que esteve na prefeitura é pode ir para o governo é o deputado federal eleito, delegado Francischini, que depois de de comandar a secretaria municipal Anti-drogas pode assumir a Secretaria Estadual da Segurança Pública.

Aliados - Na cota dos aliados políticos, Richa deve reservar um espaço para o deputado federal e candidato ao Senado derrotado, Gustavo Fruet (PSDB), que pode ir para a Secretaria de Estado da Justiça. O deputado estadual Plauto Miró Guimarães (DEM) é cotado para a Casa Civil. Outro nome lembrado é o do prefeito de Castro e presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Moacyr Fadel (PMDB), que brigou com seu partido para apoiar a eleição de Richa.


O governador eleito terá que acomodar ainda indicações de outros partidos que compuseram sua aliança, como o PP do deputado federal e candidato derrotado ao Senado, Ricardo Barros, e o PPS do deputado federal eleito, Rubens Bueno - que já integram o primeiro escalão da prefeitura municipal. E o PSB do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. Até agora, porém, não se tem ideia de nomes ou postos que esses partidos possam vir a ocupar.


Outra dúvida é em relação a participação ou não do PMDB. Oficialmente o partido apoiou a candidatura do senador Osmar Dias (PDT), derrotado no primeiro turno da disputa pelo governo. Grande parte dos deputados estaduais da legenda, porém, apoiaram aberta ou veladamente a Richa, e desejam compor a base de sustentação do tucano na Assembleia Legislativa. Um dos nomes cotados para assumir cargo no primeiro escalão é o do primeiro secretário da Assembleia, Alexandre Curi. Deputado mais votado para o Legislativo estadual, Curi apoiou Richa desde o início e chegou a ser cotado para candidato a vice-governador.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles