sexta-feira, 26 de novembro de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO "CRISE ECONÔMICA E SINDICATO NO BRASIL"

O Instituto Memória Editora e o BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - convidam para o lançamento nacional do mais novo livro do *prof. Antonio Benedito de Siqueira:
SINOPSE

A análise das Convenções Coletivas de trabalho da indústria nos ramos da metalurgia, da construção civil, mobiliário e gráfico nos anos de 1980 a 1994 é o objetivo central deste estudo. A opção por estes ramos industriais decorre da convicção de que são os trabalhadores das indústrias os que estão mais propensos à influência do proselitismo das lideranças sindicais. Tal propensão decorre de fatores objetivos, da forma em que se dão as relações entre capital e trabalho no universo fabril, além da relativa concentração da mão de obra e a sua tendência de uniformidade nas expectativas em relação ao mundo da fábrica e a sua inserção na sociedade.
...
O Sindicato revela-se inadequado para dar as respostas aos problemas efetivos colocados nos últimos 14 anos. Mantém-se na sua posição tradicional, ainda que se possa verificar um aumento do número de cláusulas pactuadas e certos avanços em termos de direitos adicionais à lei.
...
Por fim, o estudo revela que o sistema de negociação coletiva no Brasil está obsoleto e, para corresponder às necessidades do futuro imediato, precisa ser modificado em sua estrutura. É preciso destruir todos os instrumentos do corporativismo ainda existente na relação entre capital e trabalho no Brasil.
Antonio Benedito de Siqueira

*Doutor e Mestre pela Universidade Federal do Paraná.
Autor dos livros: “Sindicato de Estado e Negociação Coletiva do Trabalho na Indústria Paranaense nos Anos de 1970” e “Produção Florestal Empresarial e Associativa – Análise e Contextualização Macroeconômicas”.

SERVIÇO:
LANÇAMENTO DO LIVRO "CRISE ECONÔMICA E SINDICATO NO BRASIL"
Data: 30 de Novembro de 2010
Horário: das 19h às 22h
Local: Sede do BRDE - Palacete dos Leões - Av. João Gualberto, 530, Alto da Glória, Curitiba/PR.
# Estacionamento interno gratuito #

1 comentários :

Valdecy Alves disse...

CONVITE: Blogueir@, bem como seguidores e seguidoras. Vcs estão convidados para o lançamento do meu livro: VIOLAÇÃO AOS DIREITOS SOCIAIS DOS SERVIDORES MUNICIPAL. MONOGRAFIA que recebeu nota 10, no meu curso de especialização em Direito Constitucional. Dia 03/12//2010, às 16:00h, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. Leia matéria completa em meu blog. O exemplar pode ser adquirido através dos correios.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles