domingo, 28 de novembro de 2010

A guerra no Rio e a mídia internacional

Erika Azevedo/O Globo

No artigo “Polícia do Rio começa a invadir esconderijo de quadrilha”, o site do jornal americano “The New York Times” traz uma declaração do comandante geral da Polícia Militar, o coronel Mario Sergio Duarte, anunciando a “vitória” da operação e que a resistência dos bandidos havia sido menor do que o esperado: Mas a publicação destacou que a ocupação do complexo ainda não estava concluída e que ainda havia tiroteios no local.

O site do serviço de notícias britânico BBC , foi outro que noticiou a ocupação, destacando o esforço das autoridades brasileiras para que a operação deixe a cidade mais segura, visando a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O correspondente da BBC no Brasil, Tim Vickery, afirmou que “limpar a área dos traficantes fortemente armados é uma tarefa complexa em uma área de alta densidade populacional (…) As autoridades podem estar vencendo essa batalha contra os traficantes, mas eles ainda têm que ganhar a guerra”.

Os jornais franceses “Le Monde” e “Libération” também deram destaque à notícia.

No “Le Monde”, a matéria “No Rio, ataque contra traficantes continua” ressalta o ineditismo da operação no país: “A polícia anunciou ter tomado o controle de um suposto bastião de traficantes de drogas em um complexo de favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro. Mas a operação, em uma escala nunca vista no Rio, continua enquanto a polícia realiza uma busca nas casas da comunidade”.

Já o “Libération”, sob a manchete “Polícia anuncia ter assumido controle de bastião de traficantes no Rio”, destaca a grandiosidade da operação, que reuniu mais de 2.600 homens – da elite da polícia a fuzileiros navais – no Complexo do Alemão, onde vivem cerca de 400 mil pessoas. A matéria citou o coronel Mario Sergio Duarte, que afirmou: “Agora, é um trabalho de paciência. Vamos fazer buscas de casa em casa. Não haverá um só local que não será verificado”.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles