sábado, 2 de outubro de 2010

TRE do Paraná censura nova pesquisa Datafolha



O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná censurou, na manhã de hoje, nova pesquisa Datafolha, que seria divulgada neste sábado.

O juiz eleitoral Luciano Carrasco Falavinha Souza acatou pedido do candidato do PRTB ao governo do Paraná, Robinson Luiz Cordeiro de Paula, pela impugnação da pesquisa eleitoral.

Jorge Faiad, advogado do PRTB, disse que o Datafolha "cometeu o erro" de não colocar o partido entre as opções de escolha do eleitor e ignorar, em um questionamento sobre um possível segundo turno no Paraná, os outros candidatos ao governo que não Osmar Dias e Beto Richa.

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, afirmou que o instituto não coloca no cartão apresentado ao eleitor o partido associado aos nomes dos candidatos, por que nem todo os eleitores terão essa informação no momento do voto.

Paulino declarou ainda que a simulação de segundo turno só ocorre com os dois primeiros colocados nas pesquisas anteriores, ou com aqueles que demonstraram possibilidade concreta de competir pela primeira colocação.

A pesquisa Datafolha ouviria 2.000 pessoas entre os dias 29 setembro e 2 de outubro e seria divulgada neste sábado.

A impugnação da pesquisa Datafolha é a sétima que acontece na reta final das eleições no Paraná. Foram impugnadas três pesquisas Datafolha, três do Ibope e uma do Vox Populi.

Nas últimas duas semanas, apenas uma pesquisa, da empresa Radar Assessoria e Estatística, de Francisco Beltrão (sudoeste do PR), foi liberada no Estado. A liberação da pesquisa, no entanto, foi anulada no final da tarde de ontem, depois que os resultados haviam sido divulgados.

Todas as impugnações tiveram origem em ações impetradas pela campanha de Richa e do candidato do PRTB.

Observação:

A direção do PRTB está segundo o próprio candidato ao governo, que a direção tenta de todas as formas tirar o seu direito de ser, subordinada aos interesses da campanha Osmar Dias.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles