domingo, 3 de outubro de 2010

Ibope e Datafolha não garantem vitória no 1º turno

Eduardo Militão

Levantamento dos dois institutos mostra ser impossível saber se a eleição presidencial vai se definir neste domingo. Dilma tem de 50% a 51% dos votos válidos, segundo levantamentos, com margem de erro de dois pontos percentuais

Pesquisas dos dois maiores institutos de pesquisa do país, divulgadas na noite deste sábado (2), mostram ser impossível prever se haverá ou não segundo turno nas eleições presidenciais, que acontecem neste domingo. De acordo com o Ibope, a candidata Dilma Rousseff (PT) tem 51% das intenções de votos válidos; pelo Datafolha, são 50%.

Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, a petista pode ter de 48% a 53% dos votos. Mas, para vencer no primeiro turno, é preciso ter 50% mais um, o que não é possível garantir com os levantamentos realizados.

De acordo com o Datafolha, o candidato José Serra (PSDB) tem 31% dos votos válidos, enquanto a candidata Marina Silva (PV), tem 17%. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) tem 1%.

Já segundo o Ibope, Dilma, Serra e Marina têm os mesmos índices apurados pelo outro instituto. Plínio de Arruda e os demais candidatos à Presidência somam 1%.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles