sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"Tudo o que é sólido desmancha no ar"


“Tudo o que é sólido desmancha no ar, tudo o que é sagrado é profanado, e os homens são finalmente forçados a enfrentar com sentidos mais sóbrios suas reais condições de vida e sua relação com outros homens”.K.M.

O governo Lula seguindo a máxima de Joseph Goebbels: “De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade” usou mais de 7.500 meios de comunicação para formatar a atual imagem de seu governo, mas parece que ela só permeou o imaginário dos segmentos mais carentes e desinformados da população. Se nas regiões econômica, culturais e socialmente mais atrasadas do Norte, Nordeste e Centro Oeste ele conseguiu impor a falsa imagem de que em uma cópia mal feita do Getúlio é o “pai dos pobres”, tal qual também firmou que a Dilma é a “mãe”, no Sul e no Sudeste isto não ocorre com tal intensidade, pois grande parte da população que possui maior poder aquisitivo, maior acesso a cultura e visão cidadã rejeita este tipo de imagem populista, que de esquerda não tem nada.

Nos estados mais desenvolvidos a rejeição a este perfil enganador é mais evidente e isto se expressa nas urnas, onde o que se acha “onipotente, onipresente e onisciente” vê na maioria destes estados a “que criou a sua semelhança” ou não ser bem aceita ou ser rejeitada. Com ela os outros candidatos as majoritárias estaduais, no caso o Osmar, o Mercadante, a Ideli Salvati e o Hélio Costa, que não despotam na frente com maioria de votos em nenhum de seus estados, o que também ocorre nos estados do Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e isto leva ao Serra e seus aliados a ainda acreditarem na possibilidade de haver um segundo turno.

Caso venha a ocorrer o segundo turno, fato que ainda não está descartado, a Dilma não poderá mais se escudar atrás do Lula, pois o embate vai ser direto e ela sozinha terá de assumir a defesa de sua candidatura, o debate livre e democrático das idéias, o que não o fez até agora.

Aqui no Paraná, onde a Dilma não possui a hegemonia, quem está com ampla folga na frente da disputa estadual é o Beto Richa, o que aponta para a vitória já no primeiro turno.

O Beto lidera com ampla folga em Curitiba, Metropolitana/ Litoral, Campos Gerais/ Sul e no Sudoeste/Centro Sul e no Norte Pioneiro está tecnicamente empatado. O Osmar vence no Oeste e no Noroeste/Centro Oeste.

Nesta última etapa da campanha, já que a cada dia as eleições estão mais próximas o Osmar, que prioriza o interior, deve concentrar a sua grande ofensiva de campanha em Curitiba e na região metropolitana e o Beto além de priorizar a Capital e Metropolitana deve expandir a sua ação de campanha para o Oeste e o Sudoeste/Centro Sul, onde ainda existe um maior potencial para crescer, já que nestas regiões, embora tenha uma grande porcentagem de votos ele ainda não é muito conhecido.

Por não ter para onde ir, já que ficou por um longo período estacionado abaixo de 35% o Osmar aposta todas as suas fichas em colar a sua imagem as do Lula, da Dilma, da Gleisi, do Requião e na do Pessuti, pois sozinho não consegui ao menos atingir aos 38% que obteve no primeiro turno da eleição de 2006, mas se irá conseguir o seu intento, o que considero difícil, em tão pouco tempo já é outra questão, já que ele no interior praticamente já atingiu o seu teto de crescimento e penetrar no bunker do Beto, que é Curitiba e Metropolitana/Litoral, não é uma tarefa fácil. A imagem construída pelo Beto de ser uma boa pessoa e um bom administrador já está consolidada nestas regiões.

No interior, onde o Osmar é mais do que conhecido e onde também possui rejeição pela sua grande exposição da imagem, o Beto significa o novo e nele chega com o aval da imagem de seu pai (Norte), da do Scalco (Sudoeste), etc.. Temos também de considerar que por ser tido como um dos melhores prefeitos da história da capital isto reflete positivamente por todo o estado, já que Curitiba é o grande centro político irradiador.

Se consideramos que o Beto perdeu três pontos, o que dentro da margem de erro pode significar que não perdeu nenhum, pois ele pode ter 3% a mais, e que caso a pesquisa do Ibope esteja correta e assim só agora o Osmar, que se coloca como opção para o governo a mais de 5 anos, atingiu os mesmos 38% que obteve na disputa de 2006, temos quase que a máxima certeza de que está eleição deverá terminar com a vitória do Beto no primeiro turno.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles