sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pesquisa Ibope: O Beto disparado na frente com 55% dos votos

O candidato à reeleição em Curitiba, Beto Richa (PSDB), se mantém disparado na liderança das intenções de voto para o governo do estado. Os números são da pesquisa do Ibope, divulgada ontem, encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Ela mostra o candidato do PSDB ao governo do estado ganhando no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Ele tem 47% das intenções de voto ante 38% de Osmar, mas como a margem de erro é de 3 pontos porcentuais o resultado pode ser praticamente o mesmo da pesquisa passada e a diferença entre os candidatos ainda se manter maior. Neste caso o Beto estaria com os mesmos 50% e o Osmar estaria com 35%, tendo, portanto, somente crescido um ponto porcentual, o que não é nada difícil, já que a muito a candidatura Osmar estava estagnada em menos de 35%.

Levando em consideração apenas os votos válidos, excluindo brancos e nulos, Beto Richa aparece com 55% e Osmar Dias com 44%. Com esse resultado, o candidato do PSDB venceria ainda no primeiro turno das eleições. A Justiça Eleitoral usa somente os votos válidos para contabilizar o resultado eleitoral.

Histórico da evolução

Na primeira pesquisa Ibope/RPC*, divulgada em 5 de agosto, Beto Richa tinha 46% das intenções. No segundo levantamento**, subiu para 50% e agora caiu para 47%. Já Osmar Dias tinha 33% no primeiro levantamento, subiu para 34% e agora para 38%.

Entre os dias 23 e 25 de agosto de 2010 foram realizadas 1.008 entrevistas, com margem de erro de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná sob registro nº 19644/ 2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº 25671/2010.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles