terça-feira, 14 de setembro de 2010

PRTB perde tempo de tevê e desfilia seu candidato


GLADSON ANGELI

Na semana passada, Robinson de Paula entrou na Justiça contra o próprio partido alegando que seu espaço na televisão havia sido tirado


O Partido Renovador Tra balhista Brasileiro (PRTB) perdeu dois minutos e meio do Horário Eleitoral Gratuito no Paraná por ter exibido propaganda irregular. O juiz Ni colau Konkel Júnior considerou que houve invasão do tempo destinado ao candidato a governador do partido, Robinson de Paula, pela candidata a deputada estadual Ella Patrícia Vicente Teixeira.

Na semana passada, Robinson de Paula entrou na Justiça contra o próprio partido alegando que seu espaço na televisão havia sido tirado. Uma liminar garantiu ao candidato o direito de entregar pessoalmente as cópias com gravações de seu programa eleitoral.

Depois que o candidato entrou na Justiça contra o partido, a direção da legenda decidiu cancelar a filiação partidária dele. Marino José Teixeira, presidente regional do PRTB, afirma que Robin son infringiu o estatuto partidário. A legenda também encaminhou ao TRE-PR o pedido de substituição da candidatura de Robinson e do vice, Celso Luiz Carazzai de Matos, pela de Ella Patrícia Vicente Teixeira, filha de Marino. O processo será julgado pelo juiz Renato Cardoso de Almeida Andrade.

O advogado Jorge Faiad, que representa Robinson, afirma que quem está efetivamente registrado é seu cliente. “Se quer o Robinson foi notificado até a presente data, bem como jamais houve possibilidade de defesa ao mesmo perante o partido, haja vista que, se houve mesmo assembleia ou reunião do PRTB substituindo o candidato a governador, então o presidente do partido não seguiu o devido processo legal, nem foi dada defesa ao meu cliente.”

Segundo Marino, o candidato não foi convocado a apresentar sua defesa por não ter sido expulso do partido. “O cancelamento da filiação foi automático porque ele infringiu o estatuto.”


PRTB tenta cassar o próprio candidato ao governo do estado

TAIANA BUBNIAK/AGÊNCIA ESTADO


A menos de um mês para as eleições de 3 de outubro, o diretório regional do Partido Renovador Trabalhista Brasi leiro (PRTB) quer substituir o candidato ao governo, Robinson de Paula. O presidente estadual da sigla, Marino Teixeira, confirmou ontem que a sigla quer substituir o candidato e seu vice, Celso Carazzai. O caso está sendo analisado pela Justiça Eleitoral.

Se o pedido de cassação for aprovado, a candidata do PRTB ao governo deverá ser Ella Patrícia Vicente Teixeira, filha de Marino. O vice será Floresval Machado, que concorria na chapa de candidato a deputado estadual do PRTB ao lado de Ella. Por enquanto houve definição da Justiça Eleitoral apenas em favor de Robinson, que poderá continuar ocupando seu espaço eleitoral gratuito de 51 segundos no rádio e na tevê. O partido já recorreu.

De acordo com Marino, Robinson não vem cumprindo uma decisão partidária. “Ele se insurgiu contra o partido e não seguiu a orientação dos superiores. A mim, só coube tomar essa decisão para continuar o trabalho do 28”, afirmou. Marino confirmou que protocolou o pedido de cassação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e que ainda deve solicitar, também judicialmente, a cassação da filiação do candidato. Ainda de acordo com o presidente estadual do partido, o horário na tevê e no rádio seria usado para promover o PRTB e “lembrar os problemas da Assembleia Legislativa e de políticos que falam algo e não cumprem”. Segundo Marino, o candidato não cumpriu essa diretriz. “Ele [Robinson] não concordou e quer se autopromover.”

Robinson de Paula insinuou que a direção estadual do partido quer utilizar o horário na propaganda eleitoral para fazer ataques a outros candidatos. “Querem tirar minhas propostas e fazer ataques”, reclamou o candidato, que é policial militar. Ele ainda não recebeu nenhuma confirmação oficial e aguarda o comunicado para tomar alguma decisão. Robinson garante que não desistirá da candidatura e vai recorrer até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) caso o TRE atenda o pedido do partido.

Robinson fez gravações mostrando suas propostas de governo, que devem ir ao ar na próxima semana. “Não sou fantoche e não vou deixar que me usem para interesses particulares”, afirmou. “Pelo que estou vendo, a decisão vai ser favorável ao meu favor, porque o pedido não tem fundamentação jurídica. A Justiça está vendo isso e o candidato tem direito a mostrar as suas ideias.”

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles