quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Para Serra, o Brasil está a caminho da desindustrialização


O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, afirmou durante sabatina promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo que o Brasil está a caminho da desindustrialização. "Nós estamos importando 40% do papel. Hoje é negócio fabricar celulose, exportar para a China e a China vende papel para o Brasil mais barato do que se fosse produzido aqui. Por causa da combinação juros câmbio. Nós estamos em franco, aberto, e só não declarado processo de desindustrialização", afirmou o tucano.
Serra afirmou que é o modelo de economia primária exportadora que funciona no Chile e em economias pequenas não é viável para o Brasil. "É impossível, em um país de 200 milhões de habitantes, você prosperar em um modelo de economia exportadora de commodities".
O candidato aproveitou para alfinetar o governo federal. "É o caminho que nós estamos trilhando com os nacionalistas desenvolvimentistas petistas à frente desse modelo. Até porque eles têm muito mais noção de interesses de grupos, pessoais, de facção, de cupinchas, do que noção do que é Brasil e do que é desenvolvimento no Brasil. Isso eles não têm nenhum", criticou Serra.
Sobre o crescimento da economia no País, Serra considera o quadro normal, já que ocorreu após uma queda do PIB no ano passado (em consequência da crise mundial). "Criou-se um mito de que o Brasil surfou na crise. Isso não é verdade, quem surfou foram países como a China, a Índia, que têm projeto de nação", disse o tucano.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles