quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O carrinho dos ricos

Popular na Europa, o smart é pequeno em estatura, mas grande na economia. No Brasil, o preço não é dos menores - no lançamento, a versão mais barata do carro, o smart fortwo coupé, custava R$ 57.900, o mesmo que sedãs médios como o Ford Focus e Fiat Linea. O smart fortwo (não é erro de grafia - a fábrica o batizou usando iniciais minúsculas) justifica ao menos parcialmente seu preço por oferecer uma série de controles eletrônicos e itens de segurança como quatro airbags.


O smart foi criado por Nicolas Hayek, o mesmo homem que inventou os relógios de pulso Swatch. Ele queria fazer um carro pequeno que fosse econômico, responsável ambientalmente e fácil de estacionar em espaços pequenos. A Swatch Company colaborou com a Daimler-Benz (depois de um empreendimento fracassado com a Volkswagen) para criar o primeiro City Coupe (cupê urbano) com o nome da empresa Micro Compact Car (MCC). O desenvolvimento começou em 1994, e o primeiro carro foi apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1997. O MCC foi vendido no ano seguinte, mas Hayek ficou desapontado com o uso de um motor convencional (ele queria um carro híbrido ou um motor elétrico puro) e com o preço do carro, que ficou mais alto do que o esperado. Quando as vendas iniciais se mostraram lentas, a Swatch se retirou da sociedade, deixando a Daimler-Benz como proprietária exclusiva da divisão smart. Hoje, a smart faz parte do grupo Mercedes, e a DaimlerChrysler agora é Daimler AG, após a venda do Grupo Chrysler para a Cerberus americana.

Quando você vê o smart, a primeira coisa que nota é seu tamanho. O fortwo tem somente 2,7 m de comprimento, 1,56 m de largura e 1,54 m de altura. É um metro menor que carros como o Fiat Mille e o Ford Ka.

Essas dimensões fazem parte da aparência exclusiva do smart, que parece quase um cubo sobre rodas - mas com a frente inclinada. Essa relação comprimento-largura ajuda o smart a fazer curvas fechadas com um grau de estabilidade maior. Os projetistas do Smart também o dotaram de motor de três cilindros, com turbo, que fornece potência (84 cv) suficiente porque o carro pesa apenas 750 kg. Ele é de longe um dos veículos de quatro rodas mais leves hoje.

Daí o Smart - micro, para dois lugares, bagageiro pequeno, mas, de fato, surpreendentemente confortável para duas pessoas. O desenho aproveita bem o espaço, de modo que ele parece maior quando você está dentro do que vendo de fora. Ou seja, vale mais a sensação interna do que a exibição externa.

E o preço? Sabem quanto? US$ 12 mil, assim: US$ 1.500 de entrada e 60 prestações mensais de US$ 220. No site do carro (www.smartusa.com) há uma oferta de leasing por US$ 179, válida até 30 de setembro.

Já aqui, no Brasil, é carro de rico. Sabem por quanto sai o modelo 2010? Nada menos que R$ 65 mil, ou cerca de US$ 37 mil (com câmbio de R$ 1,75 por dólar). Está certo que o real está valorizado, mas, para que o preço equivalente aqui fosse de US$ 12 mil, a moeda americana deveria estar valendo R$ 5,40 - cotação claramente impensável.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles