quinta-feira, 12 de agosto de 2010

José Janene, que foi um dos expoentes no escândalo do mensalão, está em coma na UTI



O ex-deputado "mensaleiro" José Janene, que por ter eleito cinco prefeitos é mais conhecido como "Rei de Londrina", está internado em estado grave há uma semana na UTI do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. Janene teria tido uma parada cardíaca durante uma microcirurgia. Ele está em coma na UTI.

José Janene sofre com cardiopatia. Na Câmara Federal, quando estava sob ameaça de perder o mandato ao lhe ter dido negada a aposentadoria por invalidez, entrou com o pedido de licença por por problemas de saúde, o que evitou a sua imediata cassação.

O ex-deputado teve o seu nome envolvido no escândalo do "Mensalão", sendo na época acusado de ser um dos mentores do esquema, junto ao publicitário Marcos Valério, para a distribuição de propinas entre parlamentares e membros do governo.

Ele foi apontado como o destinatário de R$ 4,1 milhões repassados pelo esquema operado pelo publicitário Marcos Valério, que agiu sob o comando de importantes membros do governo Lula e da direção do PT. Dos 19 parlamentares acusados de envolvimento no chamado “valerioduto”.

Mesmo com o processo instalado em 17 de outubro de 2005, a Comissão de Ética da Câmara demorou mais de treze meses para votar o parecer que recomendava a cassação de Janene. Janene foi o último a ser julgado pelo plenário da Câmara.

"Operação Abafa"

No dia 6 de dezembro de 2006, o então deputado licenciado foi absolvido em uma sessão esvaziada. Na votação secreta 210 deputados votaram pela cassação, 128 pela absolvição, cinco em branco e 23 abstenções. Para cassá-lo, seriam necessários pelo menos 257 votos, mas o baixo quórum da sessão ajudou a livrá-lo.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles