segunda-feira, 12 de julho de 2010

Paranaguá é a "capital política" por algumas horas


Paranaguá recebeu no domingo (11) os principais candidatos a governador e senador e a administração do porto foi o principal assunto dos discursos.

Estiveram na cidade o Beto Richa (PSDB), seu vice Flávio Arns (PSDB)e o Rubens Bueno, como o Osmar Dias (PDT) e seus aliados – o vice Rodrigo Rocha Loures (PMDB) e Gleisi Hoffmann – para o último dia da Festa da Tainha.

Beto Richa criticou a falta de eficiência do Porto e propos compensações a Paranaguá

Ao participar da 25ª Festa da Tainha neste domingo (11), o candidato da coligação Novo Paraná ao Governo do Estado, Beto Richa, criticou a perda de importância estratégica do Porto de Paranaguá. “Nos últimos anos, o Porto de Paranaguá perdeu uma significativa movimentação de cargas para outros estados, em especial, para Santa Catarina. A modernização do Porto de Paranaguá é necessária para resgatar a eficiência e para não comprometer o desenvolvimento do Estado”, afirmou Richa, que estava acompanhado do candidato a vice-governador, Flávio Arns. Para Richa, o setor do turismo no Litoral também precisa de um projeto estratégico de desenvolvimento.

Richa propõe a criação de um corredor turístico ligando Paranaguá, Curitiba e Foz do Iguaçu. Essa proposta prevê a instalação de um terminal turístico de passageiros no Porto.

Essa integração será possível, na visão do prefeito de Curitiba, com diálogo. “Queremos voltar aos bons tempos em que o Litoral tinha voz e conseguia que as suas reivindicações fossem efetivamente atendidas. Um governo que se sensibilizava com os problemas da região. Essa é a nossa ideia”, afirmou Richa.

Richa também destacou a importância de retomar os estudos para a construção de um novo presídio no litoral. “Sabemos da situação precária da Cadeia Pública de Paranaguá. Em nosso governo vamos construir um presídio, para desafogar as cadeias da região”, disse.

Richa defendeu adoção de ações que compensem o impacto do Porto na infraestrutura da cidade de Paranaguá. “A cidade precisa ser compensada por causa do impacto na região. A proposta é a criar ações para ajudar o município para recuperar os danos na malha viária, por exemplo”, disse Richa.

A comerciante de Divanir Muniz Souz, 74 anos, disse que Beto Richa está trazendo proposta novas para a cidade. “Beto tem propostas inovadoras para melhorar Paranaguá”, disse ela. Beto Richa esteva acompanhado de sua esposa, Fernanda Richa, do deputado federal Alex Canziani, do vice-prefeito de Paranaguá, Fabiano Elias, dos candidatos a deputado federal Rubens Bueno e Francisco Francischini, e a deputado estadual Alceu Maron Filho.


Para Osmar Dias, porto de Paranaguá precisa de investimentos e gestão profissional

Falando sobre o porto, Osmar disse que pretende profissionalizar a gestão da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) e construir o terminal de passageiros.

O candidato ao governo do Paraná pela coligação “A União Faz Um Novo Amanhã”, Osmar Dias, afirmou que os terminais portuários do Estado precisam de novos investimentos e de uma gestão profissional que busque excelência em competitividade:

“A questão portuária é estratégica para o Paraná e pretendo tratá-la com extrema atenção. Os Portos de Paranaguá e Antonina continuarão públicos e receberão investimentos para que sejam modernizados. Pretendo fazer deles terminais modernos e altamente competitivos, com custos cada vez menores. Por isso, penso que a gestão dos terminais deve ser profissionalizada. É uma maneira de valorizarmos os nossos competentes técnicos e engenheiros portuários e tratar a questão com a seriedade que ela merece”.

Roberto Requião (PMDB) veio a Paranaguá sozinho na quarta-feira (7) e não participou da comitiva de Osmar Dias.

1 comentários :

Correio do Litoral.com disse...

Muito parecida com a matéria do Correio do Litoral.com. Foi coincidência ou esqueceram de dar crédito à fonte?

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles