domingo, 14 de março de 2010

Diretas Já

Segundo uma pesquisa realizada pela Folha de S.Paulo em 2.009 a maior parte da população (57%) diz ter ouvido falar das Diretas Já. Mas, mesmo dentro desse grupo de brasileiros, apenas 35% sabem dizer exatamente o que foi o movimento, ao declararem que foi a luta pelo voto direto, pelo direito de votar ou de escolher o presidente.

Entre os entrevistados de 16 a 24 anos, 60% disseram nunca ter ouvido falar das Diretas, enquanto que entre os que têm entre 25 e 34 anos a resposta atingiu 44%. Por outro lado, 70% dos entrevistados na faixa dos 35 e 44 anos disseram ter ouvido falar do movimento. É a geração que viveu as Diretas Já. Entre aqueles que têm entre 45 e 59 anos, 65% disseram ter ouvido falar.

Vinte anos após o Golpe de 1964, o regime autoritário estava à beira da exaustão. Na verdade, desde 1974 vinha diminuindo sua capacidade de prender e arrebentar ou de fazer milagres. Ainda mais, apesar dos pacotes que baixava casuisticamente, o eleitorado começava a se manifestar em favor da oposição.

Entre 1980 e 1981, prisões de líderes sindicais da região do ABC paulista, entre eles Luís Inácio Lula da Silva presidente do recém-criado Partido dos Trabalhadores (PT), atentados terroristas na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e no centro de convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro, revelam as grandes dificuldades da abertura. Ao mesmo tempo, começa a se formar um movimento suprapartidário em favor da aprovação da emenda constitucional, proposta pelo deputado federal mato-grossense Dante de Oliveira, que restabelece a eleição direta para a Presidência da República.

As Diretas Já foi um movimento político democráticoocorrido no ano de 1984 e que contou com grande participação popular, assim envolvendo milhões de pessoas. Este movimento era favorável e apoiava a emenda do deputado Dante de Oliveira que restabeleceria as eleições diretas para presidente da República no Brasil.

Durante o movimento ocorreram diversas manifestações populares em muitas cidades brasileiras, tais como passeatas e comícios. Estes eventos populares contaram com a participação de milhões de brasileiros.

O movimento das Diretas Já contou com o apoio de diversos políticos da época como, por exemplo Ulysses Guimarães, José Richa, Franco Montoro, Leonel Brizola, Fernando Henrique Cardoso, Lula, Tancredo Neves, José Serra, Mário Covas, Teotônio Vilela, Eduardo Suplicy, Miguel Arraes, entre outros. Teve também a participação de artistas, jogadores de futebol, cantores, religiosos, etc..

Carlos Molina

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles