segunda-feira, 3 de junho de 2013

PR: índios invadem sede do PT em protesto contra ministra Gleisi

Grupo criticou a chefe da Casa Civil dizendo que ela favorece os ruralistas em detrimento dos índios


Cerca de 30 índios Kaingang do município de Mangueirinha (PR), na região sudoeste do Estado, ocupam desde o início da manhã desta segunda-feira a sede estadual do Partido dos Trabalhadores em Curitiba. Os índios protestam contra a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), que, segundo eles, tem tomado posição em defesa de ruralistas e contrária aos indígenas na questão da distribuição de terras no Paraná.
Segundo o líder do grupo, cacique Romancil Cretã, o protesto é contra a suspensão, por parte da Casa Civil, de 11 portarias declaratórias, documentos que reconheceriam terras como de propriedade indígena, no Paraná. Os índios viajaram durante a madrugada para Curitiba em um ônibus, que partiu de Mangueirinha. Eles fazem parte de um movimento que ocorre em toda a Região Sul do Brasil, e que, no Paraná, além da ocupação da sede do PT, foi responsável pela interdição da BR-373, no km 460, trecho do acesso a Mangueirinha.
"Essa postura (da ministra Gleisi Hoffmann) vai contra a legalidade de nossas terras e a favor dos ruralistas. Outras manifestações também estão sendo feitas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Se isso for feito como foi no Mato Grosso do Sul, um conflito entre índios e ruralistas é iminente", disse o cacique, lembrando da morte de um índio em confronto com a polícia no Estado vizinho. "Só sairemos daqui quando uma audiência entre nós e o Ministério da Justiça tiver sido marcada. A legalidade dessas terras dependem apenas da assinatura de uma portaria por parte do governo, mas parece que isto não vai acontecer", acrescentou.
A assessoria do PT do Paraná informou, em nota, que suspendeu as atividades partidárias desta segunda-feira para resolver a situação. O PT disse já ter aberto diálogo com os indígenas e que articulou a realização de uma audiência junto ao Ministério da Justiça. A Casa Civil informou que a ministra Gleisi Hoffmann já aceitou receber representantes dos Kaigang em Brasília, e que está aguardando uma posição dos indígenas para a desocupação da sede do partido. (terra)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles