sábado, 23 de março de 2013

Pentágono propõe nova unidade e investimentos em prisão de Guantánamo


Apesar da promessa do presidente norte-americano, Barack Obama, de fechar Guantánamo, novas medidas tomadas pelo Pentágono indicam que não há planos de acabar com a prisão. A proposta de construir uma nova unidade para presos na base militar, o que custaria 49 milhões de dólares, está sendo avaliada pelo governo.
Melhorias propostas anteriormente, como um novo refeitório, hospital e moradia para guardas, já estão em fase avançada. As reformas são necessárias pois essas instalações não foram pensadas para serem permanentes na época da construção, afirmou um porta-voz do Pentágono. “A maior parte dos prédios e infraestrutura foi feita para uma missão de curto prazo”, disse o oficial Ron Flanders à imprensa norte-americana. “Chegamos lá em 2002, mas nunca pensamos que continuaríamos até 2013, sem previsão de irmos embora”.
Guantánamo é considerada a prisão mais cara dos Estados Unidos, com orçamento operacional em 2013 próximo dos 177 milhões de dólares, o que significa um gasto de quase um milhão de dólares para vigilância e proteção da cada um dos 166 prisioneiros, de acordo com a rede NBC.
Cerca de 130 detentos estão em greve de fome, oito deles em situação de saúde muito grave e sendo alimentados à força. Em uma carta ao Congresso norte-americano, advogados dos réus indicaram que temem um desfecho fatal, pois muitos estão inconscientes.
Eles teriam iniciado a greve quando objetos pessoais, inclusive exemplares do Corão, foram confiscados. Mas de acordo com o chefe do Comando Sul, John F. Kelly, o protesto teria se iniciado quando Obama retrocedeu na decisão de fechar Guantánamo. Ele ainda confirmou que os investimentos na base militar não estão dirigidos a melhorar as condições de vida dos presos. (Sul 21)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles