quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Em discurso direto Richa se posicionou a respeito da Copel, as políticas de Brasília e o Paraná



Após a inauguração da Usina de Mauá, o governador Beto Richa em entrevista  falou sobre o setor energético, e as suas qualidades, falhas e futuras maiores debilidades, por causa da intervenção política. Explanou sobre a Copel e das divergências com o governo federal. Em seu discurso assumiu a divisão igualitária dos royalties do petróleo, das perdas que o Paraná sofre por causa das políticas de Brasília e criticou a “concentração da riqueza em três estados”. O que disse Richa sobre a Copel:

“A usina é um exemplo do que os paranaenses fazem pelo País, apesar das perdas que serão impostas ao Estado com a nova política federal para as tarifas de energia. Desculpem a minha exaltação, mas pelo meu estado eu brigo.

 O Paraná está dando a sua cota de contribuição para a redução da energia no País ao renovar antecipadamente os contratos de transmissão, O estado terá prejuízos que chegam a R$ 450 milhões com a queda na arrecadação de ICMS, enquanto a perda anual da Copel será de R$ 178 milhões.

 O estado e a Copel darão sua cota de sacrifício para baixar as tarifas, mas resguardando os interesses paranaenses. Assim estamos preservando o nosso desenvolvimento econômico e social. A queda da receita pode reduzir investimentos previstos em áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança pública.

 A Copel vive uma fase de expansão, com atuação em oito estados brasileiros além do Paraná. A entrega desta usina tem uma importância econômica para a região, para o Paraná e para o Brasil e reafirma o posicionamento da Copel como empresa de destaque na América Latina”.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles